Autonomia restrita

Associação Mineira de Reabilitação alerta para perigos do sobrepeso na saúde e bem-estar de crianças

Sobrepeso pode dificultar movimentos, causar dores nas articulações, afetar o sono e a respiração

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/06/2025 às 07:30.

No Brasil, os números impressionam. A obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças com menos de 10 anos. Os dados do Ministério da Saúde. Risco para todas as idades, o sobrepeso está associado a males como diabetes, hipertensão e problemas respiratórios. Locomoção restrita é outro problema. 

No Dia da Conscienti-zação sobre Obesidade Infantil, celebrado nesta terça-feira (3), a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) chama a atenção para o perigo dos impactos do excesso de peso na saúde e bem-estar de crianças e adolescentes. 

Mais do que uma questão estética, a obesidade pode comprometer a mobilidade e a autonomia, especialmente em quem já tem algum nível deficiência física.

A nutricionista Bruna Silveira, da equipe da AMR, explica que o sobrepeso pode dificultar movimentos, causar dores nas articulações, afetar o sono e a respiração, além de interferir no uso de dispositivos como cadeiras de rodas ou órteses. 

“O excesso de peso também aumenta o risco de doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão e constipação intestinal, o que pode impactar ainda mais o dia a dia da criança e de quem cuida dela”, afirma.

Segundo a especialista, o cuidado com a alimentação deve ser individualizado e respeitar as necessidades e possibilidades de cada criança. “Algumas têm um gasto energético menor por se movimentarem pouco. Outras enfrentam desafios na alimentação, como seletividade, recusa alimentar, engasgos ou o uso de sondas. Por isso, é fundamental um acompanhamento nutricional que leve em conta todos esses fatores”, destaca Bruna.

Na AMR, a nutrição é parte do processo de reabilitação. “Não se trata de dietas restritivas, mas de oferecer alimentos que nutram de verdade, nas quantidades certas e com respeito aos hábitos da família”,pontua a profissional. “Nosso papel é orientar de forma acessível, acolhedora e eficaz, promovendo o crescimento saudável com mais conforto e menos barreiras”, completa.

Reflexão

Para a AMR, o 3 de junho convida pais, cuidadores e profissionais a refletirem sobre como apoiar nossas crianças a crescerem com mais saúde, liberdade e qualidade de vida. 

Para a instituição, a resposta passa por oferecer oportunidades reais de desenvolvimento e uma rede de apoio que incentive hábitos saudáveis desde a infância.

A AMR é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, atende crianças e adolescentes com deficiência física e em vulnerabilidade socioeconômica. 

Em 2022, foi reconhecida como a melhor ONG de Saúde do Brasil pelo prêmio Melhores ONGs, e em 2024, figurou novamente entre as 100 melhores do país.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por