Bem-estar

Comer feijão e outros alimentos ricos em fibra ajuda a prevenir câncer do intestino

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/08/2022 às 07:00.
Feijão e alimentos ricos em fibras, como vegetais e legumes, ajudam saúde intestinal  (Pixabay)

Feijão e alimentos ricos em fibras, como vegetais e legumes, ajudam saúde intestinal (Pixabay)

O simples hábito de comer feijão pode ajudar na prevenção do câncer de intestino. O estilo de vida saudável, como a ingestão de alimentos ricos em fibras e a prática constante de exercícios físicos, são fundamentais para barrar a doença silenciosa, que pode acometer 40 mil pessoas ainda este ano – segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Além disso, o diagnóstico precoce, feito a partir do exame de colonoscopia, é fundamental para evitar complicações e aumentar em até 90% as chances de cura.

O alerta contra a enfermidade volta a ganhar força após o diagnóstico da cantora Simony, conhecida por integrar o grupo Balão Mágico nos anos 90. 

O médico Eric Pereira, do Hospital e Clínica São Gonçalo, explica que as fibras vão fazer o papel de melhorar o funcionamento do intestino. Contudo, deve, obrigatoriamente, estar alinhado ao consumo “satisfatório” de água.

O ideal é ingerir 35 ml por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa de cerca de 2,5 litros ao dia. As necessidades podem variar. Dias secos exigem mais hidratação, por exemplo. 

Segundo o médico, são fatores de risco o consumo prolongado e excessivo de carne vermelha, além da obesidade e tabagismo. 

Colonoscopia
A coloscopia é indicada para todos os pacientes a partir dos 45 anos, independentemente de sintomas. O exame pode ser solicitado antes dessa idade em caso de sinais, como sangramento.

Segundo a coloproctologista Bruna Bavaresco, do Hospital e Clínica São Gonçalo, o exame deve ser visto como um teste de rastreio, como a mamografia e o papanicolau (preventivo do colo de útero).

O tratamento é feito por meio da quimioterapia e radioterapia associadas ou não à cirurgia. Em casos precoces, os tumores podem ser retirados durante o próprio exame de colonoscopia.

“Por isso, é tão importante a realização de exames para detecção da doença em estágios iniciais, quando a chance de cura chega a 90%”, reforça a especialista.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por