Bem-estar

Estudo internacional associa dieta vegana à perda de gordura corporal em pessoas com sobrepeso

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
10/05/2022 às 20:02.
Atualizado em 10/05/2022 às 20:08

Dietas veganas podem ajudar pessoas com excesso de peso ou diabetes tipo 2 a perderem gordura corporal e diminuir os níveis de açúcar no sangue, sugere pesquisa apresentada no 29º Congresso Europeu de Obesidade, realizado de 4 a 7 de maio em Maastricht, na Holanda.

A análise mostrou que a adesão à dieta sem alimentos de origem animal, por três meses, reduziu o peso dos voluntários, em média, em cerca de 4,1 kg em comparação com o grupo de controle que não seguiu plano alimentar. Houve pouco ou nenhum efeito na pressão arterial, nos níveis de colesterol e nos triglicérides (tipo de gordura).

Os pesquisadores avaliaram dados de 11 estudos randomizados, que incluíam 796 pessoas que estavam acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) de pelo menos 25 (o normal vai de 18,5 a 24,9), ou que tinham diabetes tipo 2.

“Esta avaliação das melhores evidências disponíveis até o momento indica, com razoável certeza, que aderir a uma dieta vegana por pelo menos 12 semanas pode resultar em perda de peso significativa e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Portanto, pode ser usada no controle do excesso de peso e do diabetes tipo 2”, disse a pesquisadora Anne-Ditte Termannsen, do Centro de Diabetes Steno, em Copenhague, na Dinamarca, uma das autoras do estudo, em artigo publicado no site da conferência.

De acordo com a cientista, as dietas veganas provavelmente levam à perda de peso porque estão associadas a uma ingestão calórica reduzida, com menos gordura e maior proporção de fibras.

Os pesquisadores alertam que o estudo possui várias ressalvas, incluindo a pequena amostragem e as diferenças de teor de carboidratos, proteínas e gorduras nas dietas veganas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por