Monkeypox

Tem alguém com suspeita da varíola dos macacos em casa? Veja como limpar o ambiente sem se infectar

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
08/08/2022 às 21:09.
Atualizado em 08/08/2022 às 21:23
 (Freepik / Divulgação)

(Freepik / Divulgação)

Após o aumento de 156% no número de casos suspeitos de varíola  dos macacos (vírus Monkeypox) em Minas Gerais, entre a última quinta-feira (4) e o sábado (6), é importante ficar atento aos cuidados com a limpeza dos locais e objestos usados por infectados dentro de casa. 

A orientação para desinfecção de ambientes domésticos foi divulgada em junho pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, espécie de Vigilância Sanitária.

Segundo o documento, durante o período infeccioso, fluidos corporais, secreções respiratórias e material das lesões de pessoas com varíola dos macacos podem contaminar o ambiente.

O CDC destacou que os Orthopoxvirus (gênero do Monkeypox) são conhecidos por serem resistentes e por sobreviverem em roupas de cama, roupas e em certas superfícies, especialmente em ambientes escuros, frios e de baixa umidade.

(Freepik / Divulgação)

(Freepik / Divulgação)

A entidade americana informou que pesquisadores descobriram a presença de vírus vivo na casa de uma pessoa contaminada pelo Monkeypox 15 dias depois do imóvel ter sido desocupado.

Estudos também mostraram que outros Orthopoxvirus podem sobreviver em certos ambientes, como alguns encontrados dentro das casas, por semanas ou meses.

Apesar de resistentes, os orthopoxvírus são muito sensíveis à luz ultravioleta (UV) e a vários desinfetantes. Por isso, a orientação da CDC é para a desinfecção da casa ou veículo onde a pessoa contaminada tenha passado algum tempo.

Entre as dicas, não se deve varrer o local para não espalhar as partículas infecciosas. A preferência deve ser por pano com desinfetante no chão, usando luvas e máscara de proteção facial.

Roupas de cama, toalhas e roupas usadas pelo infectado isolado na residência devem ser recolhidas em um saco plástico para serem lavadas separadamente. É importante não misturar esse material com o dos demais integrantes da casa.

(Pixabay / Reprodução)

(Pixabay / Reprodução)

 A roupa suja nunca deve ser sacudida ou manuseada de forma que possa espalhar partículas infecciosas.

Também devem ser limpos e desinfectados itens como balcões ou interruptores de luz, mesas, bancadas, maçanetas de portas, torneiras e acionadores de descarga.

O CDC pede que se inclua na lista de limpeza as superfícies internas de geladeiras, freezers, outros eletrodomésticos, espaços internos de armários e gavetas, que tenham sido manipulados ​​pela pessoa com varicela.

O documento americano também orienta a lavar a louça e os talheres usados pela pessoa contaminada com detergente devidamente registrado na Vigilância Sanitária e água quente. 

Leia Mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por