Conhece Vitória da Conquista? Cidade tem jeitinho baiano de ser
Município tem como ponto alto a simpatia e a hospitalidade de sua gente aliada ao conforto e as mordomias oferecidos pelas cidades urbanas

Classificada pelo Atlas da Violência como uma mais seguras da Bahia, Vitória da Conquista é sinônimo de business, mas é também um município que tem um charme único. Situada na região sudoeste do Estado, a cidade do interior baiano tem clima ameno quase o ano todo, exceto no Inverno quando os termômetros – acreditem – registram baixas temperaturas.
Com quase 400 mil habitantes, o município concilia o jeitinho baiano de ser com as comodidades urbanas. A terceira maior cidade da Bahia (só perde para a capital, Salvador, e para Feira de Santana), o município tem completa infraestrutura, oferecendo variadas opções de hotéis, cafés, bares, restaurantes, farmácias, hospitais, bancos, shopping centers, universidades, escolas técnicas e supermercados, entre outros serviços.
Além do Uber e do transporte urbano – a passagem de ônibus custa R$ 3,80 –, conta ainda com o Aeroporto Glauber Rocha, distante 18 quilômetros do centro da cidade. O aeroporto movimenta 40 mil pessoas por mês, atendendo todo o sudoeste do Estado e o Norte de Minas Gerais. Gol, Latam e Azul operam no local, possibilitando voos para Salvador (BA), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).
Glauber Rocha nasceu em Vitória da Conquista em 1939 e faleceu em 1981, no Rio de Janeiro. Adquirida pela prefeitura local para abrigar o acervo do cineasta, a casa onde o baiano viveu até os 9 anos ainda pode ser conhecida, ao menos sua fachada – infelizmente está abandonada e um de seus principais problemas é o telhado que desaba aos poucos. Ainda assim, merece a visita. Fica na Rua 2 de Julho, no centro.
Reverenciado como um gênio revolucionário, Glauber Rocha foi um dos
fundadores do Cinema Novo e o único brasileiro até o momento que ganhou o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes, na França. Suas obras “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969) são apontadas como alguns dos melhores filmes nacionais.
Embora as suas ruas, alamedas e avenidas praticamente não sejam arborizadas, Vitória da Conquista guarda cativantes redutos verdes para quem curte um dolce far niente enquanto observa o movimento ao redor. Ou, para quem simplesmente gosta de encontrar amigos e conhecidos e colocar a conversa em dia.
No centro da cidade, a Praça Tancredo Neves, antigo Jardins das Borboletas. é um desses endereços. Com lago habitado por peixinhos e abraçado por centenárias árvores e coloridas flores, o coração de Vitória da Conquista é ponto de encontro popular e palco para caminhadas e de eventos culturais.
A praça está situada no lugar onde o então vilarejo começou a se formar. Antes de o Brasil ser descoberto por Portugal, era habitada pelos Imboré, Mongoió e Pataxó. Esses povos indígenas foram “convidados” a se retirar dali pela Coroa Portuguesa. A escolha do local se deu pela abundância de água proveniente das nascentes da Serra do Periperi, área de conservação da Mata Atlântica do município.
Logo em frente à praça está a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias e o
Memorial Régis Pacheco. Dedicada à Nossa Senhora da Vitórias, a matriz foi construída entre os anos de1930 e 1943, em substituição à antiga capelinha edificada em 1808. Seu estilo arquitetônico é o neogótico, quase sem curvas e com linhas retas.
Também em estilo neoclássico, o Memorial Governador Régis Pacheco é tombado por decreto. Foi construído na segunda década do século 20, por ordem do coronel João Fernandes de Oliveira Santos. Posteriormente, ele doou o casarão ao genro, o médico Régis Pacheco, como presente de casamento com a sua filha.
Desde abril de 2007, a Casa Régis abriga o Memorial Governador Régis
Pacheco. O espaço preserva parte da memória política do município – Pacheco foi prefeito de Vitória da Conquista, deputado federal e governador da Bahia. Reúne ainda quadros do artista plástico Orlando Celino retratando todos os intendentes e prefeitos que já ocuparam o cargo de Chefe do Executivo no município.
Cristo sertanejo – área “nobre” e descolada da cidade é a Zona Leste
É nela que rolam baladas – especialmente na Avenida Olívia Flores, ponto alto da vida noturna em Vitória da Conquista. Emblemática, a Olívia Flores não se resume apenas às suas baladas e aos seus restaurantes, a avenida é ainda um ótimo endereço para quem gosta de fazer caminhadas.
Já no Bairro de Candeias fica a Villa do Bosque, um espaço (leia-se uma
bucólica vila) repleto de verde e flores multicoloridas, com fonte, pinturas, esculturas, bancos e mesinhas distribuídos pelos jardins. Em seu interior distribuem-se cafés com guloseimas imperdíveis, sorveterias artesanais, bistrôs, bares e restaurantes com gastronomia diversificada, desde pratos típicos aos de culinária internacional.
As entradas para essa simpática vilinha são a Avenida Jorge Teixeira nº 606 e a rua que fica atrás dela: a da Granja. De terça-feira a domingo, a Villa do Bosque abre para almoço às 11h30. Os restaurantes fecham às 15 horas e reabrem às 18h30, quando o bar com música ao vivo também funciona animando a noite. O espaço fecha à meia-noite.
Ao lado da Villa do Bosque está a Solange Biscoitos, uma das muitas fábricas da tentação típica dos conquistenses. Doces, salgados, em formato de bolinha, de chips e em outras interessantes versões, os biscoitos têm sabores, como alho, cebola, natural... Há ainda os que unem combinações exóticas, como alho com goiabada – uma delícia!
Recentemente, Vitória da Conquista conquistou o título de Capital Estadual do Biscoito, uma tradição passada de geração em geração que foi reconhecida pela Assembleia Legislativa da Bahia, por meio de um projeto de Lei Estadual. Além de movimentar o comércio local, a produção de biscoito gera mais empregos e renda para centenas de famílias da cidade.
Atualmente, o município possui mais de 40 fábricas artesanais de biscoitos e produz cerca de quatro mil toneladas de biscoitos por ano, segundo estimativas do Sebrae. Somente na Ceasa, são 220 boxes exclusivos para a venda da guloseima. Além dos biscoitos, o Ceasa também é um lugar legal para ser conhecido, com legumes, verduras e frutas que revelam os hábitos e os costumes do consumo de alimentos da população local.
Para quem gosta de fazer compras os shopping centers Conquista Sul e
Boulevard são algumas das opções que Vitória da Conquista oferece. Com 114 lojas, o primeiro fica na Avenida Juraci Magalhães, 3.340, Boa Vista, enquanto o segundo, com mais de 125 espaços comerciais, localiza-se na Avenida Olívia Flores, 2.500, Universidade.
O Shopping Conquista Sul funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas. Domingos, das 14 às 20 horas. Praça de Alimentação: de segunda à sábado, das10 às 22 horas. Domingos e feriados, das 11 às 22 horas. O Boulevard Shopping também funciona nesses mesmos horários, exceto aos domingos quando abre ao meio-dia e fecha às 22 horas.
Fé com flores – Outra atração especial da cidade é o Cristo de Mário Cravo.
Muitas cidades brasileiras guardam a estátua de Jesus com os braços abertos, mas certamente nenhuma delas tem um exemplar como esse. Localizado no alto da cidade, na Serra do Periperi, a obra, inaugurada em 1980, foi concebida como um símbolo de fé e esperança para o povo baiano.
Diferente de outras representações de Jesus, essa imagem feita em fibra de vidro possui características físicas que remetem ao povo sertanejo, refletindo o trabalho árduo e as dificuldades enfrentadas pela seca. O artista Mário Cravo optou por essa estética, com a intenção de criar uma ligação profunda entre a imagem religiosa e a realidade do povo da região. O Cristo fica no bairro Cruzeiro, na Serra do Periperi.
Já no bairro Recreio estão o Orquidário Municipal Zilda Gusmão e a pitoresca Catedral das Flores são dois espaços que fazem parte do Parque Ambiental do Rio Verruga, projetado pelo arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. O orquidário é visita obrigatória para os amantes de flores e a entrada é gratuita. Abriga 200 plantas, incluindo diversas espécies de orquídeas que encantam com suas cores vibrantes, formas únicas e fragrâncias, além de bromélias e outras flores ornamentais. Fica ao lado do Horto Florestal Vilma Dias, na Rua Marcelino Rosa. Funciona diariamente, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas.
Quase em frente ao Orquidário, a Catedral das Flores é o endereço certo para quem gosta de presenciar o sol se despedindo de mais um dia. Com uma estrutura metálica tubular de 12 metros de altura e cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra, a catedral ocupa uma área de 200 metros quadrados e tem bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com diferentes espécies de flores, fonte, iluminação, palmeiras areca, bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim e ipês.
Além do hipnotizante espetáculo do pôr do sol, o espaço também é perfeito para um descontraído piquenique. Ou, simplesmente para relaxar e desfrutar a memorável vista. Com entrada gratuita, o projeto também é assinado pelo escritório do arquiteto urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná que revolucionou o conjunto arquitetônico de Curitiba (PR), onde também foi prefeito.
Se o assunto é a natureza, outra dica é a Lagoa das Bateias. Recém-
reformada, é sinônimo de lazer e diversão. Com área aproximada de 53 hectares, oferece infraestrutura para quem gosta de praticar esportes, andar de bike e fazer caminhadas ao ar livre. Possui quadras poliesportivas e campos de grama sintética e de areia. Faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio Verruga. Localiza-se na zona urbana de Vitória da Conquista.
Outro paraíso para os amantes da natureza e da preservação ambiental é a reserva ambiental do Poço Escuro. O espaço abriga três diferentes trilhas: a Principal, a Bordo Leste e a Bordo Oeste. Cada uma proporciona uma experiência única de conexão com o meio ambiente, permitindo que o visitante explore as belíssimas paisagens naturais e a rica biodiversidade do local.
A reserva é integrada por três principais tipos de vegetação: Mata Atlântica, Mata de Cipó e Caatinga, onde habitam diferentes espécies endêmicas de fauna e de flora. Importante refúgio de vida selvagem e da biodiversidade, a reserva não apenas abriga uma vegetação exuberante, mas também é considerada o último remanescente de mata de grande porte na Zona Urbana da cidade, destacando-se na conservação ambiental.
Vida urbana
Com um invejável Produto Interno Bruto (PIB) na casa dos R$ 8,2 bilhões, a economia de Vitória da Conquista é uma das mais promissoras da Bahia, sendo a quinta maior do Estado. Classificada como uma das economias que mais cresce no Nordeste, a cidade tem na prestação de serviços, especialmente no comércio, o seu maior carro-chefe.
Juntos, esses dois setores representam mais de 80% do PIB. Esse número se refere à soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos no município no período de um ano. A cidade concentra ainda indústrias de diferentes segmentos, como a de bebidas, a alimentícia, a têxtil, a de material de construção e as fábricas de plástico. Tem ainda forte atuação na área da agropecuária, com a produção de café.
Com excelente qualidade de vida, fascinantes redutos verdes, paisagens naturais irretocáveis, lojas, shopping centers e animadas baladas, Vitória da Conquista não se traduz em seu ritmo cosmopolita e pelo conforto que oferece como uma cidade urbana. Seduz, sim. E muito! Com o sotaque de sua gente, o icônico jeitinho baiano de ser que acolhe com simpatia e carinho os visitantes!
Vivant Ecobeach é opção de hospedagem em Taipu de Fora
Situado na baiana Península de Maraú, o hotel é um refúgio perfeito para quem quer se reconectar com a natureza e desfrutar de momentos de paz.
Situado em Taipu de Fora, uma das lindíssimas praias da Península de Maraú, na Bahia, o Vivant Ecobeach é uma alternativa de hospedagem para quem deseja explorar as belezas naturais da região. Postal do Estado, a península abriga dezenas de praias com mar de águas calmas, transparentes e azuizinhas, ideais para mergulhos. Mas, também possui lugares com mares de ondas tubulares e mais radicais, perfeitas para quem gosta de praticar surfe.
Com vegetação preservada e distante 7km do vilarejo Barra Grande, o hotel oferece 48 apartamentos e 18 bangalôs. Com mobília completa, as
acomodações têm de 40 a 160 metros quadrados e são integradas por sala, quarto com varanda, cozinha e banheiro. Os ambientes arejados contam com tevê, ar-condicionado, micro-ondas, geladeira, cooktop, louças e utensílios.
Independentes e distribuídas pela ampla área verde do hotel e ao redor das piscinas, as habitações têm capacidade para acomodar quatro pessoas – crianças de até 7 anos têm cortesia. O hotel também disponibiliza wi-fi, mas a rede costuma oscilar bastante na península. A comunicação entre o quarto e a recepção é feita via Whatsapp (na chegada, o hóspede é orientado sobre o serviço).
Na área comum, o Vivant Ecobeach disponibiliza duas piscinas de adulto, uma delas com borda infinita, além de um parquinho com um pequeno tobogã e baldinhos que despejam água para a diversão da garotada – o hotel não tem equipe de monitores. Oferece ainda bar com mesas com vista para a praia, salão de jogos e restaurante.
Além do café da manhã, o restaurante tem cardápio integrado por pratos elaborados com peixe, camarão, carne e massas. Ele é um pouco limitado, pois são oferecidos apenas quatro tipos de pratos, tanto na opção que serve dois adultos como nas individuais. Assim, se o hóspede permanecer mais do que quatro dias no hotel terá de repetir a refeição. Há, ainda, pratos para as crianças.
“O carro-chefe do nosso restaurante é a Moqueca Vivant, feita com peixe ou camarão e acompanhada com arroz e pirão, porém, estamos reformulando o nosso cardápio, pois queremos oferecer um número maior de alternativas aos hóspedes”, diz Joalefe Lopes dos Santos, supervisor do empreendimento.
O restaurante, com capacidade para acomodar cerca de 150 pessoas, funciona diariamente, das 11 às 22 horas, e o café da manhã é servido das 8 às 10 horas. Em datas especiais, como o Natal, o Réveillon e a Páscoa, é servida uma ceia ou um almoço especial, além de uma programação organizada pela equipe do empreendimento.
Segundo Lopes dos Santos, na Páscoa é realizada uma caça aos ovos para a meninada e o bufê especial acontece ao som de uma banda com música ao vivo. Já no Dia das Crianças são feitas atividades recreativas com os pequenos. No Carnaval, bandas musicais animam a folia de Momo durante três dias. Também no Réveillon a música ao vivo esquenta a ceia e a noite da virada.
Para quem apenas quer conhecer e curtir umas horas na Praia de Taipu de Fora, o Vivant Ecobeach disponibiliza o Day Use, que dá o direito de o visitante desfrutar do estacionamento, da área social (incluindo o salão de jogos) e do restaurante no período das 11 às 18 horas, exceto nos feriados, quando o serviço não pode ser contratado. O pacote custa R$ 150 para adultos e R$ 75 para crianças de 7 a 11 anos. É grátis para os menores com até sete anos.
Localização
A Península de Maraú está localizada no Estado da Bahia, Brasil. Ela se estende entre a Baía de Camamu e o Oceano Atlântico, sendo conhecida por suas praias de irretocável beleza, lagoas de água doce e pela rica biodiversidade.
Com praias de águas cristalinas e piscinas naturais formadas em recifes e que são ideais para mergulho e snorkeling, Taipu de Fora oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a rica vida marinha ou de simplesmente relaxar à beira-mar. Ou ainda, de fazer trilhas, caminhadas, passeios de bike, quadriciclo, caiaque e stand-up paddle.
Na recepção do Vivant Ecobeach, os funcionários orientam os hóspedes sobre onde alugar um quadriciclo ou de onde contratar um passeio de escuna ou de lancha pelas ilhas da península, serviços oferecidos em Barra Grande. Esse vilarejo baiano fica a 7km de distância do hotel e o acesso até ele é feito por quadriciclo, o que não é muito recomendado, porque a estrada é de terra. Também é feito por táxi.
A recepção do empreendimento conhece os taxistas da região e agenda a corrida de ida a Barra Grande. Já o retorno ao hotel é combinado entre o hóspede e o motorista. O percurso custa R$ 200, sendo R$ 100 para a ida e mais R$ 100 para a volta (preço praticado em abril de 2025).
A recepção do hotel funciona das 7 às 23 horas. O Vivant Ecobeach é administrado pela Livá Hotéis e pertence à VCA Construtora, empresa com sede em Vitória da Conquista. Foi o primeiro imóvel adquirido na praia pela construtora que hoje não possui nenhuma unidade à venda.
Para mais informações e reservas, acesse: https://livahoteis.com.br e
www.vivantecobeach.com.br.
VCA Construtora faz megalançamentos de imóveis
Fortemente consolidada no Nordeste, a empresa adota estratégia ousada e lança simultaneamente dez novos empreendimentos em cidades brasileiras, inovando o setor imobiliário. Considerada uma das construtoras mais fortes do Nordeste brasileiro, A VCA Construtora marcou presença no mercado imobiliário com ousadia e inovação no final de março, quando promoveu o lançamento simultâneo de dez novos empreendimentos, totalizando cinco mil unidades habitacionais em cidades nordestinas.
O lançamento foi feito no “Dia Único”, megaevento que reuniu mais de 1,5 mil pessoas, entre colaboradores, entre corretores, investidores e parceiros. Realizado nos dias 27 e 28, o evento, mais do que apresentar os lançamentos de imóveis, revelou a inovadora e ambiciosa proposta que a VCA tem adotado para movimentar o setor imobiliário desde que foi criada em 2016. Com atuação em 11 cidades brasileiras, a empresa tem apostado em um novo conceito de moradia, com a execução de projetos que combinam inovação arquitetônica, sustentabilidade e localização estratégica.
Na abertura do evento, Jardel Couto, CEO da construtora, resumiu a filosofia da empresa afirmando que a VCA não tem como objetivo apenas construir imóveis, mas principalmente transformar vidas e criar histórias. Apoiada no tripé tecnologia, valorização imobiliária e compromisso com a transformação urbana, a empresa deixou claro que o megalançamento não era apenas sobre imóveis, mas sobre propósito, sobre pessoas, sobre construir um futuro com mais acesso, inovação e oportunidades.
“Oferecemos experiências, marcando o começo de uma nova era para o
mercado imobiliário brasileiro”, resumiu o CEO.
Segundo explicou, essas experiências começam com a compra de um imóvel da VCA. São casas inteligentes, equipadas com tecnologia de ponta, como com assistentes virtuais, fechaduras digitais, wi-fi de alta performance em todas as áreas e serviços como lavanderias automatizadas e portaria com reconhecimento facial, entre outras inovações. Além da moderna tecnologia, os imóveis comercializados pela construtora, mesmo os mais populares, contam com estrutura de lazer completa, como com piscina olímpica, área para fazer um churrasco com familiares ou amigos e academia, por exemplo.
“Consideramos cada cliente como um microinfluenciador”, diz Couto.
“Ver uma família publicando uma foto na piscina da casa que comprou da gente é a nossa melhor propaganda. Criamos espaços onde memórias são construídas”.
O preço acessível dos imóveis é outra estratégia que faz parte do portfólio da empresa. O lançamento do Residencial Sculptor, em Vitória da Conquista (BA), é um exemplo. Com unidades duplex de quatro quartos e lazer completo distribuídas em uma área de cinco mil metros quadrados, o empreendimento oferece sofisticação e localização privilegiada por preços a partir de R$ 399 mil.
Alguns imóveis que foram lançados pela VCA durante o “Dia Único” têm preços ainda mais competitivos – a empresa comercializa desde lotes em terrenos, casas populares, moradias de alto padrão até casas na praia, pé-na-areia, e em resorts de sua propriedade. Os diferentes tipos de imóveis disponibilizados pela construtora podem ser financiados pela VCA ou pelo banco.
Projeções futuras
Com um marketing bastante agressivo e arrojada visão do futuro, a VCA Construtora alça voos por horizontes ainda não descobertos ou muito pouco explorados pelos concorrentes: para cidades do Interior do Brasil, especialmente aquelas que vêm crescendo e têm de 200 mil a 400 mil habitantes. São municípios com grande potencial de compra, com alta renda per capita e onde a oferta de imóveis é praticamente inexistente.
“Ao entregarmos casas nessas cidades brasileiras que estão negligenciadas pelas grandes construtoras, queremos desempenhar um papel especial na vida do comprador, que é o de entregar não somente uma moradia para ele e para a sua família, mas principalmente o de proporcionar o sentimento de realização e de pertencimento”, explica o CEO da empresa.
Em 2023, o faturamento da VCA Construtora foi R$ 1,2 bilhão. Com
governança aprimorada, expansão planejada para outros estados brasileiros e sem descartar eventuais captações internacionais (hoje, o capital da empresa é 100% próprio), a VCA projeta alcançar R$ 3 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) ainda este ano, apesar da crescente alta da Selic que “inibe” os possíveis investidores.
Para alcançar a meta, além das outras estratégias adotadas, a construtora
pretende ainda investir em novos projetos turísticos como, por exemplo, nos imóveis da linha Yah!, com unidades em municípios como Prado (BA), Ipioca (AL) e Cumbuco (CE). Nas cidades onde constrói e comercializa imóveis, a VCA desenvolve projetos que respeitam o meio ambiente e a sustentabilidade.
“Em Barra Grande (BA), por exemplo, nossa empresa instalou estações de tratamento de esgoto com 99% de pureza”, informa Couto. A VCA mantém ainda parcerias com as comunidades locais para proteção ambiental, incluindo ações com fauna nativa e o uso de energia solar nas áreas comuns”.
“Já em Porto Seguro, fizemos parceria com a aldeia indígena de lá, colocando o artesanato dos indígenas para vender em uma loja de um resort nosso”, conta o CEO da VCA.
Couto pontua que o DNA da VCA Construtora é saber entregar, mudar, pilotar e conhecer o momento certo de investir e de insistir. “Acima de tudo, temos de olhar para o consumidor, conhecer as suas necessidades e os seus interesses. Em toda a nossa filosofia e estratégia de crescimento, o consumidor é o mais importante, pois, sem ele não haveria a venda”, finaliza ele.
Além da apresentação oficial dos novos empreendimentos, que incluíram
desde imóveis residenciais de alto padrão até projetos voltados para o público jovem e para investidores, o “Dia Único” teve atrações culturais, espaços interativos e experiências exclusivas para os participantes, como a de presentear a pessoa com uma moto zero na compra do imóvel. O evento foi encerrado com um show da dupla sertaneja Matheus & Kauan.
Para mais informações, acesse: www.vcaconstrutora.com.br.
Localização
Vitória da Conquista está localizada no sudoeste do estado da Bahia, Brasil. A cidade está situada a aproximadamente 509quilômetros da capital do Estado, Salvador. Ela é um importante centro regional e está posicionada em uma área de altitude, o que contribui para seu clima ameno. A cidade é um ponto de conexão entre várias rodovias, facilitando o acesso a outras cidades da Bahia e aos Estados vizinhos.
Clima
Vitória da Conquista possui um clima tropical de altitude, caracterizado por temperaturas amenas e uma estação seca bem definida. As temperaturas médias variam entre 15°C e 25°C, com os meses mais quentes ocorrendo entre dezembro e fevereiro. A estação chuvosa geralmente acontece entre outubro e março, com maior incidência de chuvas nesses meses.
No inverno (de junho a setembro), as temperaturas costumam cair e faz frio na cidade baiana, sobretudo à noite. Nessa estação o termômetro registra temperaturas que variam entre 10°C e 22°C. É uma época em que a umidade do ar é mais baixa, e as chuvas são menos frequentes.
Quem leva
Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines operam voos diretos para Vitória da Conquista partindo de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG e Salvador (BA). São voos diários que possibilitam que o passageiro faça conexão para qualquer outro destino no Brasil.
Onde comer
Los Pampas Churrascaria: Especializado em carnes e parrilla, oferece rodízio de carnes e variado bufê com queijos, saladas, legumes, comidas japonesas, massas, arroz, feijão, farofa... Serve sobremesas e possui estacionamento. Abre para almoço, das 11h30 às 15 horas. No jantar, das 18 às 23 horas. Av. Juracy Magalhães, 2.980, Boa Vista, tel. (77) 3423-1173, @lospampasconquista.
La Forneria – Bar e Restaurante: Referência da arte de comer bem na cidade, concilia a gastronomia italiana às novas tendências culinárias. Além de entradas e antepastos, oferece saladas, legumes, carnes (filet mignon e frango a pamergiana são algumas delas), camarão grelhado e peixes, serve ainda diferentes tipos de risotos e sobremesas, todos feitos com muito capricho. Destaque para as massas, como o ravioli de maçã verde com molho gorgonzola, espaguete carbonara com camarões grelhados e o fettuccine com filet mignon e cogumelo. Tem uma excelente carta de vinhos e drinques especiais. O atendimento é impecável. Funciona de terça a domingo, das 18 às 23 horas. Rua Dom Climério de Andrade, Recreio, tel. (77) 3422-6422, @laforneria.
Restaurante Nakaya: É conhecido por sua culinária japonesa. Oferece refeições a la carte ou no rodízio de sushi, sashimi e temaki. Além da grande variedade de pratos, como guioza, tepan de salmão, yakisoba, disponibiliza ainda combinados com iguarias tradicionais, sobremesas e chás e coquetéis de frutas. O ambiente é acolhedor e ideal para quem aprecia a gastronomia oriental. Abre de segunda a domingo, das 11h30 às 15 horas. À noite, das 18h30 à meia-noite. Av. Alziro Prates, 74ª, Candeias, tel. (77) 3421-0829.
Onde ficar
Vitória da Conquista oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis mais simples até estabelecimentos mais sofisticados. Aqui estão algumas sugestões de hotéis na cidade:
Ibis Styles Vitória da Conquista: Integrante da Rede Ibis, o hotel de três
estrelas oferece decoração com design moderno e confortável, com café da manhã, recepção 24 horas, estacionamento e áreas comuns agradáveis. Algumas unidades podem ter espaços para reuniões e eventos. Os quartos são confortáveis e têm decoração contemporânea. Estão equipados com ar-condicionado, tevê, frigobar, wi-fi e banheiro privativo. A localização possibilita o fácil acesso a pontos turísticos, a restaurantes e ao comércio local. Av. Luís Eduardo Magalhães, 180, Qd 02, Bela Vista, tel. (77) 3423-9650.
Reservas: https//onlinereservations.com.
Livramento Palace Hotel: Conhecido por oferecer conforto e uma boa
estrutura para os hóspedes, o hotel três estrelas disponibiliza serviços como recepção 24 horas, wi-fi gratuito, restaurante, estacionamento e acomodações com varanda que atendem tanto a viajantes a negócios quanto a turistas. Com localização privilegiada que permite o fácil acesso a várias atrações da cidade e aos serviços essenciais. Av. dos Expedicionários, 701, Recreio, tel. (77) 3086-9900 (recepção).
Informações e reservas: tel. (77) 99839-2993, reservas@livramentopalace.com.br.
Hotel Solar Vitória: Recentemente foi reformado. Seus quartos são simples, bem iluminados e decorados com quadros coloridos e piso de cerâmica. Estão equipados com tevê com tela plana, frigobar, wi-fi. Oferece conforto e serviços adequados para viajantes a negócios e turismo. O café da manhã do hotel conta com variado bufê, com sucos, frutas, pães e bolos, entre outras opções. Possui estacionamento privativo.
O hotel de duas estrelas está perto do Shopping Conquista Sul e do Estádio Lomanto Junior. Av. Juracy Magalhães 2.138, tel. (77) 3423-0897. Informações e reservas:
reservas@hotelsolarvitoria.com.br.
* colaboradora Assimptur