Nem todo mundo ficou sem usar o WhatsApp nesta segunda-feira, 2, após o pedido de bloqueio do aplicativo pela Justiça sergipana. Usuários em diversas redes sociais alegaram que conseguiram trocar mensagens por meio do serviço sem problemas ou interrupções através de redes Wi-Fi
(sem fio), conectadas à banda larga fixa.
"Pelo Wi-Fi do trabalho, o WhatsApp está funcionando", disse pelo Twitter o usuário Bruno Felipe. Já José Angelo aproveitou para fazer graça com a ineficiência da operação. "E os caras nem conseguem bloquear direito porque meu WhatsApp está funcionando perfeitamente pelo Wi-Fi." Outro usuário, Rainer Barbosa, disse que o aplicativo funcionava na rede da Universidade de Brasília (UnB).
Leia também:
Em sua conta no Twitter, Etevaldo Miranda Júnior comemorou a "brecha" no bloqueio. "O WhatsApp continua funcionando normalmente quando conectado pelo Wi-Fi. Viva!."
Em testes realizados pela reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", também foi possível enviar e receber mensagens durante a tarde e a noite de hoje por meio do aplicativo. Procuradas, as operadoras disseram seguir "rigorosamente" as decisões da Justiça.
Alternativas
Enquanto o WhatsApp estava bloqueado, outros serviços aproveitaram para atrair usuários. O Facebook Messenger - que é do mesmo grupo do WhatsApp - e o Twitter mandaram mensagens a seus usuários fazendo propaganda de seus serviços de comunicação privada.
Quem também se beneficiou foi o aplicativo de mensagens Telegram, que diz ter recebido 1 milhão de novos cadastros no Brasil hoje, sofrendo sobrecarga em seu sistema de confirmação via SMS.