Legado bruto

Ford lança edição Heritage do Bronco para celebrar sua própria glória

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 16/08/2022 às 08:10.
 (Divulgação)

(Divulgação)

A Ford iniciou uma estratégia de oferecer apenas utilitários-esportivos e picapes. O único modelo que foge a essa regra é o Mustang. E para fazer com que o plano desse certo, era necessário resgatar um nome forte. Foi o Bronco. 

O Bronco foi a resposta da Ford para o jipe Willys, nos anos 1960. Ele seguia a mesma proposta de um veículo off-road espartano, com teto destacável e tração 4x4. 

O modelo ficou em linha até 1996 e no final de sua carreira compartilhava componentes com a picape F-Series. Em 2020, o Bronco voltou a produção em três versões: duas com chassi sob carroceria e outra com monobloco.

Agora a Ford lança a versão Heritage Edition. A série é uma homenagem a si mesmo, resgatando elementos da geração original de 1966. Grade e teto em branco seguem o mesmo estilo do carro de quase 60 anos atrás.

O jipão caiu no gosto do consumidor norte-americano. Entre junho e dezembro de 2021 foram 35 mil unidades licenciadas. Este ano, de janeiro a maio, o volume saltou para 45 mil carros emplacados. Ou seja, o carro vingou.

“O Bronco cativou a América em meados dos anos 1960 com seu estilo robusto e agilidade off-road intransigente, um legado que ainda prevalece hoje. Com essas novas edições Heritage e Heritage Limited, estamos prestando respeito às raízes do Bronco com algumas das sugestões de design exclusivas do veículo de primeira geração, enquanto continuamos a construir a marca Bronco com mais edições especiais que nossos clientes desejam”, afirma o gerente de marketing da linha Bronco, Mark Grueber.

Motores do Bronco

As versões com chassi destacado, para uso off-road severo e que concorrem com o Jeep Wrangler, são equipadas com motor EcoBoost 2.3 de 300 cv e 45 kgfm de torque, que podem ser combinadas com transmissões automáticas de sete ou 10 marchas.

A Ford ainda oferece a opção Heritage Limited, com unidade V6 2.7 de 330 cv e 57 kgfm de torque, com caixa de 10 marchas. Todas as opções contam com tração 4x4, claro.

O Bronco Sport, versão monobloco do SUV que é vendida no Brasil, também recebeu versão Heritage Edition. Para o modelo, a Ford optou pelo motor 1.5 turbo de 181 cv e 26 kgfm de torque. O motor EcoBoost 2.0 de 250 cv (que oferecido por aqui) também está disponível na edição. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por