A vez do Haval

GWM apresenta sistema híbrido DHT, que fará estreia no Brasil, NO SUV H6

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 22/06/2022 às 08:28.
Haval H6 será o modelo de estreia da Great Wall Motors no Brasil e será equipado com conjunto híbrido DHT com versões que podem ter quase 500 cv e torque de supercarro (GWM/Divulgação)

Haval H6 será o modelo de estreia da Great Wall Motors no Brasil e será equipado com conjunto híbrido DHT com versões que podem ter quase 500 cv e torque de supercarro (GWM/Divulgação)

A eletrificação dos automóveis não é novidade para ninguém. No entanto, o carro elétrico ainda está longe de ser factível fora mercados como parte dos Estados Unidos, grandes centros chineses e a porção oeste da Europa. 

Assim, o híbrido é uma solução mais factível para mercados onde a infraestrutura de recarga é insipiente. E é com essa teoria que a Great Wall Motors (GWM) quer ganhar mercado no Brasil.

A marca chinesa anunciou sua chegada no segundo semestre de 2021. Ainda sem produto, adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), onde irá produzir a picape Proer. </CW>

Mas, antes disso, vai iniciar suas operações com o SUV Raval H6. O modelo terá três opções de moto-rização híbrida, batizada de DHT, sigla para Dedicated Hybrid Technology. O conjunto básico combina motor 1.5 turbo com uma unidade elétrica e tração dianteira.

O grande barato desse conjunto está na transmissão. Ele conta com dois jogos de engrenagens independentes que atuam como se o carro tivesse duas caixas. Uma para médias velocidades e outra para velocidades elevadas. 

Bacon extra

E como num sanduíche, é possível adicionar mais ingredientes. No caso, um sistema Plug-in, bateria de maior potência e até mesmo um terceiro motor, que faz do jipão um 4x4.

Assim, o conjunto DHT pode oferecer versões com potências que variam de 243 cv a 483 cv, assim como ofertas de torque que podem variar de 53 kgfm a 77 kgfm. As capacidades das baterias também permitem rodar até 200 km na eletricidade e o consumo combinado pode ultrapassar 1 mil km, segundo o fabricante.

De fato, a promessa da Great Wall é tentadora. Isso porque modelos como Volvo XC60 T8 Hybrid, assim como o Audi Q5 Sportback híbrido, que será apresentado em julho, não são capazes de superar os 80 km na eletricidade.

Outro fator é que a marca não quer concorrer no mesmo segmento que Audi, BWM, Mercedes ou Volvo. Segundo o executivos da marca, ela quer concorrer com marcas de volume como Toyota, Volkswagen e Mitsubishi.

Assim, podemos esperar que o Haval H6 chegue com preços iniciais na casa dos R$ 200 mil. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por