XANGAI (CHINA) - A GWM confirmou o lançamento da picape Poer para o início do segundo semestre. O modelo de porte médio, que concorrerá com Hilux, S10 e Ranger, será fabricado na planta de Iracemápolis (SP), que já opera com montagem de protótipos para calibrar o maquinário.
Mas a grande novidade é que a picape terá versão turbodiesel. Executivos da filial brasileira, que estiveram no Salão de Xangai, afirmam que para o modelo ser competitivo é preciso ter motorização diesel.
Ela será equipada com o motor 2.4 turbodiesel desenvolvido pela própria GWM. Para o mercado chinês, o bloco foi calibrado para 184 cv e quase 50 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de nove marchas e tração 4x4.
Para o Brasil não há números específicos, pois a unidade pode receber nova calibração para ficar mais próxima das rivais que já superaram a marca dos 200 cv. O que é fato é que a Poer diesel levará 1 tonelada de carga útil.
Um detalhe curioso é que a Poer conta com sistema de suspensão traseiro que combina molas helicoidais com braços longitudinais, bem diferente do conceito de eixo rígido com feixe de molas. Questionados sobre se o Brasil poderia receber alterações (devido a confiabilidade do feixe de molas), os executivos foram enfáticos.
“Sabemos fazer picapes. A cada duas vendidas na China, uma é GWM. Temos uma picape de verdade, não um carro de passeio vestido de caminhonete”, afirma um dos “cartolas” da marca chinesa, alfinetando a rival BYD, com a sua moderninha (e fracassada) Shark.
Mas a GWM também contará com uma variante híbrida plug-in para fazer frente à conterrânea. Mas segundo os executivos, serão produtos distintos, inclusive com variações visuais para separar diesel e eletrificada.
Os dados técnicos também não foram revelados, mas a picape deverá receber o mesmo conjunto que combina motor a gasolina turbo e duas unidades elétricas presentes em SUVs como Haval H9 e Wey 07, ambos confirmados para o Brasil.
Combinados, nos SUVs, os motores superam a casa dos 500 cv e mais de 80 kgfm de torque. Se mantiver o mesmo conjunto será a picape mais potente do mercado, superando a poderosa Ranger Raptor.