Lamborghini Temerario GT3 remove motores elétricos para encarar medalhões das corridas
Sucessor do Huracán chegou o mercado no segundo semestre de 2024, com sistema eletrificado que combina motor V8 biturbo 4.0 (do Grupo VW) a três unidades elétricas

A eletrificação se tornou obrigatória em marcas de supercarros como Lamborghini, Porsche e Ferrari. Afinal, esses carros caríssimos chupam gasolina de canudinho e sopram muito CO2 na atmosfera.
Mas por hora, no automobilismo estas máquinas ainda estão isentas de eletrificação. Pelo menos no regulamento da categoria GT3. E foi o que ocorreu com o Lamborghini Temerario.
O sucessor do Huracán chegou o mercado no segundo semestre de 2024, com sistema eletrificado que combina motor V8 biturbo 4.0 (do Grupo VW) a três unidades elétricas. A potência combinada chega a 920 cv. Números que se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade máxima de 340 km/h.
Mas para se adequar ao regulamento GT3 da FIA, o Lambo perdeu os motores elétricos e o bloco recebeu bielas em titânio, turbinas menores, virabrequim plano e tubulação redimensionada. O resultado final é uma potência de 550 cv.
A unidade é combinada com uma transmissão sequencial de seis marchas e a tração é traseira. Ou seja, um carro totalmente diferente do que é o Temerario original.
O peso também foi aliviado com uso de painéis em matérias leves, reforços estruturais e elementos aerodinâmicos de acordo com os requisitos do regulamento.
Com estreia prevista para março de 2026 nas 12 Horas de Sebring, é o sucessor do lendário Huracán GT3, responsável por 96 títulos e mais de 200 unidades vendidas. O touro está solto.
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