
O mercado de automóveis é guiado por tendências, regras tributárias, exigências de segurança e emissões. No meio disso tudo está o consumidor, que hora se apaixona por um estilo, hora é motivado a apostar em outro.
E a indústria já escolheu o carro que o amigo irá comprar hoje e qual será aquele que será vendido daqui cinco anos ou mais. Hoje, o SUV é a bola da vez, pois tem valor agregado para amortizar os novos equipamentos de segurança exigidos por lei.
Mas os veteranos ainda continuam na ativa, como os sedãs, cada vez mais raros. E nesse contexto, está o Fiat Cronos. Lançado há sete anos, o Cronos é um veterano. Chegou numa época em que hatches e sedãs compactos ainda tinham grande apelo de mercado.
Hoje, o sedã está em franca extinção. Mas o Cronos ainda tem lenha para queimar, principalmente na praça. O taxista é um cliente que é cético, avesso a modismos e gosta de apostar no seguro.
Basta olhar para a janela do carro e ver uma grande quantidade do sedã italiano rodando como táxi. E o motivo da escolha está na mecânica confiável do motor Firefly 1.3, com acionamento por corrente de comando, quatro cilindros e nada de turbina.
O motor de 107 cv e 13,6 kgfm de torque oferece bom desempenho para levar passageiros e suas bagagens sem sofrimento. A combinação com câmbio CVT de sete marchas emuladas, confere trocas suaves. E o melhor, alivia o pé esquerdo na jornada de trabalho. Afinal, passar marcha é coisa do passado.
Plástica corretiva
O Cronos passou por uma leve intervenção visual na linha 2026. O estilo retilíneo antecipa as linhas do sucessor do Argo, que será derivado do Grande Panda europeu. Verdade seja dita, o estilo da frente se destoa do restante da carroceria. Uma efeito colateral comum em atualizações de "baixo orçamento" em que não há verba para um ajuste completo.
E nem caberia tal investimento. Afinal, o sedã perdeu apelo de mercado e as vendas acumuladas do Cronos estão em 14,5 mil unidades de janeiro a junho de 2025. Um desempenho que justifica uma plástica leve, mas não uma mudança de geração.
Conteúdos do Cronos Precision
O Cronos Precision vem bem equipado direção elétrica, computador de bordo, central multimídia Uconnect de sete polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), além de duas portas USB. Ele ainda oferece ar-condicionado automático de uma zona, chave presencial com partida por botão, volante multifuncional em couro com comandos de som e controle de cruzeiro, câmera de ré e sensores traseiros.
Mas o Cronos peca pela falta de assistentes de condução e bolsas laterais. O italiano joga com o regulamento debaixo do braço e oferece apenas o que é exigido por lei.
O porta-malas de 525 litros é um dos grandes trunfos do italiano. Cabe tudo lá dentro. Ótimo para transportar clientes para aeroportos, assim como para quem prefere um sedã familiar a um SUV. Seja como for, o veterano italiano ainda é uma boa escolha, mesmo que R$ 119 mil tente o consumidor a optar por um modelo moderninho.
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