
O Kicks é um marco da Nissan no mercado brasileiro. Foi ele que consolidou a marca japonesa por aqui. Lançado em 2016, o SUV tem público cativo e depois de nove anos de mercado, ainda segura as pontas das operações de Resende (RJ).
Tanto é que com a chegada da segunda geração, a Nissan manteve o modelo original em linha e o rebatizou de Kicks Play. Ela sabia que com o novo (e caro) SUV, o risco de suas vendas despencarem seriam enormes, o que poderia comprometer o funcionamento das instalações fluminenses.
O novo Kicks é moderno, bonitão e mais espaçoso, mas custa caro. Seus preços variam de R$ 168 mil a R$ 199.000. Já o Play tem versão de entrada abaixo dos R$ 120 mil (para atender ao público PcD) e outras duas opções que escalam até R$ 148 mil.
Testamos a versão Advance, opção mais refinada do Play. Ele perdeu conteúdos para caber no preço mais barato. Não tem mais caixa de som no encosto de cabeça e outras firulas.
Mas mesmo assim, oferece um pacote condizente, como ar‑condicionado digital de uma zona, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, multimídia de sete polegadas (com conexão cabeada para Android Auto e Apple CarPlay), câmera de ré, trio elétrico, controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD e discos nas quatro rodas, seis airbags, assistente de partida em rampa e alerta de colisão frontal. Ele ainda oferece seis airbags e monitor de pressão dos pneus
O visual do Kicks Play não mudou, mas sejamos francos que o SUV continua agradável aos olhos. As rodas de liga leve, aro 17, garantem um estilo jovial e não revelam a verdadeira idade deste senhor japonês.
Ao volante
O Kicks, antes de ser chamado de Play, já era um carro agradável de guiar. Muito bem construído e acabado, sempre foi referência no segmento de SUVs compactos. Apesar da idade, ele ainda figura como opção interessante.
O que pesa contra o Kicks é seu conjunto mecânico antigo. Seu motor 1.6 de 113 cv está longe de oferecer um comportamento empolgante. Além disso, a transmissão do tipo CVT ajuda a estrangular o carro, e invariavelmente o giro eleva demais, dando aquele efeito enceradeira.
Assim, não se deve abusar de ultrapassagens com "janelas" apertadas, pois ele demora para responder. Por outro lado é um carro eficiente, com médias urbanas na casa de 10,9 km/l, com gasolina.
No entanto, surge como boa escolha para quem precisa de um automóvel compacto e prático. O espaço interno é cômodo para quatro adultos e o porta-malas 432 litros oferece praticidade para viajar com a família.
Dessa forma, podemos dizer que o Kicks Play ainda é um carro que vale a pena a ser listado nas opções de compras, principalmente para quem ainda tem receio com motores turbo ou três cilindros, assim como transmissão de dupla embreagem.
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