O Auxílio Emergencial Mineiro de R$ 600 será pago a 7.191 mil famílias nesta terça-feira (30). De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o pagamento será destinado a quem ainda não recebeu o benefício por conta de problemas no cadastro ou na conta para depósito.
Clique aqui e saiba quem tem direito ao Auxílio Emergencail Mineiro.
Para o pagamento, o executivo estadual obteve as informações pendentes desses beneficiários a partir de bases mais atualizadas do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e junto à Caixa Econômica Federal.
Até ontem, mais de 1 milhão de famílias que possuem direito ao auxílio mineiro receberam o benefício. O índice corresponde a 99% daqueles que se enquadram nos critérios.
Até o momento, segundo informou o governo de Minas, R$ 606 milhões foram repassados ao programa, criado para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 na população mineira mais vulnerável.
Segundo o superintendente de Proteção Social Básica, Elder Gabrich, a complementação dos dados foi feita por meio de trabalho da Sedese, que conseguiu obter as informações pendentes a partir de bases mais atualizadas do CadÚnico e junto à Caixa Econômica Federal, pelo cadastro NIS dos beneficiários.
Fila de espera
Elder também informou que a Sedese enviou à gestão municipal uma lista com os beneficiários que ainda aguardam o pagamento para que as famílias sejam localizadas e tenham os dados faltantes incluídos no cadastro, além de um formulário on-line com as informações necessárias para abertura de conta. “Com os dados em mãos, a Sedese poderá novamente solicitar abertura de conta à CEF e depositar o auxílio”.
Um novo pagamento extraordinário está previsto para dezembro. Caso necessário, outro deverá ser feito em janeiro de 2022 para que os órgãos municipais tenham tempo de enviar os dados e todos sejam contemplados.