Bolsonaro diz que Petrobras 'só dá dor de cabeça' e volta a falar em privatização

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
27/10/2021 às 17:03.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:08
 (José Cruz/ Agência Brasil)

(José Cruz/ Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro falou nesta quarta-feira (27) sobre a possibilidade de privatizar a Petrobras. Em entrevista à Jovem Pan News, ele disse que não tem o poder de interferir na política de preços da estatal, que “só dá dor de cabeça”, e que a privatização “já está no radar”.

Um dos motivos citados pelo presidente foi, segundo ele, a Petrobrás só servir a interesse de acionistas e não ao país. “É uma empresa que está dando dinheiro para os acionistas. A chance de você perder algo na Petrobras é zero. Só o governo federal está pegando R$ 11 bilhões, uma quantia semelhante a essa está indo para os acionistas. Ou seja, essa empresa é nossa ou de alguns poucos privilegiados?”, questionou. Segundo o presidente, a solução seria, então, modificar a tarifa estadual ou trabalhar na privatização da estatal. 

Segundo o chefe do Executivo, algumas estatais são fontes de corrupção. Ele afirmou que os Correios eram “assaltados pelos governos passados”, e que a estatal foi a fonte do mensalão. Atualmente, corre no Senado o projeto de privatização dos Correios. A proposta deve ser votada em novembro.

Ele afirmou ainda que a Caixa Econômica Federal também era fonte de desvios para as antigas diretorias e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nunca recebeu de volta os empréstimos que fez para alguns países, como Venezuela e Cuba.

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por