15 de março

Comércio faz promoções e tenta transformar Dia do Consumidor em nova Black Friday

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
14/03/2023 às 18:26.
Atualizado em 14/03/2023 às 18:37

O Dia do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), foi criado para defender o direito dos brasileiros e acabou virando uma aposta do comércio para alavancar as vendas. Seria uma tentativa de emplacar uma espécie de "Black Friday" no primeiro semestre.

Com descontos que chegam a 60%, o comércio eletrônico é o que apresenta opções de compras mais vantajosas ao consumidor. Até shoppings de Belo Horizonte apostam no e-commerce como parte das promoções voltadas a essa data especial.

No Minas Shopping, região Noroeste da capital, a expectativa é de aumento de 15% nas vendas, com descontos especiais nos canais digitais das lojas. "Além da facilidade de comprar pela Vitrine Virtual, que une vendas on e off-line, trazendo mais conforto ao cliente e fidelização para o shopping", declara Fábio Freitas, gerente geral do centro de compras.

Estratégia semelhante ao dos shoppings BH, Diamond e Savassi, que estão distribuindo cupons de desconto em seus aplicativos na esperança de atrair e fidelizar clientes. "Nossa missão é conhecer e nos aproximar de nossos clientes. Com isso (distribuição de cupons), podemos conhecer melhor nossos clientes", afirma Rodrigo Peres, diretor de Marketing da rede Multiplan.

Expectativas
Uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui ouviu quatro mil pessoas sobre as expectativas para o Dia do Consumidor. Entre os entrevistados, 40% pretendem aproveitar as promoções para fazer compras e, desse total, 42% vão adquirir algo pela primeira vez na data especial.

O que os consumidores mais buscam são descontos em bens duráveis, como geladeiras, televisões e telefones celulares, com 32% das intenções de compra. Em segundo lugar aparecem moda e vestuário, que atraem o interesse de 17,9% dos entrevistados.

Mudança de Perfil
O Dia do Consumidor, que é comemorado mundialmente, não surgiu como uma data comercial. Ele foi criado pela ONU em 1962, para lembrar a importância de defender o direito dos clientes.

Essa visão ainda é compartilhada pela maior parte dos consumidores ouvidos pelo Reclame Aqui: o levantamento aponta que 57,3% ainda relacionam a ata à necessidade de conscientização dos direitos ligados ao consumo.

Para quem pretende aproveitar a data, os próprios lojistas recomendam atenção com as finanças para não gastar mais do que conseguem pagar, além de atenção redobrada para evitar golpes.

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