A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) fez uma sondagem e identificou que 60% dos comerciantes da cidade afirmam que as vendas do Dia dos Namorados estão positivas.
Roupas e calçados lideram os presentes mais comprados, segundo levantamento. A expectativa é que movimento aumente ainda mais nos próximos dias.
De acordo com a CDL-BH, a proximidade da celebração com o quinto dia útil está favorecendo o pagamento à vista. Até o momento, 44% dos consumidores têm optado por essa modalidade.
Na outra ponta, estão os clientes que optaram por parcelar o valor das compras no cartão de crédito (56%), em uma média de três prestações.
Confirmando a pesquisa de intenção dos consumidores, realizada no fim do mês de maio, roupas e calçados estão sendo os produtos mais vendidos (53%). Os itens de decoração e acessórios representam 24% das vendas, e também foram as principais opções de presentes apontadas pelos consumidores. Cosméticos, flores e chocolates ocupam 18% das vendas, até o momento.
“Os resultados sobre a movimentação parcial no comércio de Belo Horizonte apontam que a data comemorativa já está influenciando nas vendas. Nossa sugestão para os empresários, é que utilizem de ações promocionais para atrair e fidelizar o maior número de clientes. As expectativas são boas para o período, especialmente nos próximos dias, quando a maioria deve ir às compras.Certamente a data irá estimular a economia do varejo na capital”, analisa o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.