Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

MEGALIQUIDAÇÃO

Mineiros vão às compras na Black Friday já pensando na ceia do Natal

Pesquisa da Federação de lojistas no Estado mostra que consumidores têm planos de encher o carrinho em supermercados

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/11/2025 às 20:17.Atualizado em 03/11/2025 às 20:38.

Parcela considerável de consumidores mineiros (43,9%) pretende aproveitar as promoções da Black Friday, no fim deste mês, para antecipar as compras de presentes para o Natal.  Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas (FCDL-MG) mostra que a intenção de gastar é alta para 67,1% dos entrevistados. Ofertas em supermercados e hipermercados estão na mira preferencial da clientela. 

“Essa é uma data que ganhou força no Brasil, tendo em vista a oportunidade de comprar com bons descontos”, analisa Vinícius Carlos Silva, economista da FCDL-MG. “E isso tem refletido na antecipação das compras natalinas, reforçando o papel estratégico da Black Friday para o varejo. Assim como os consumidores se beneficiam com as promoções, os lojistas aproveitam para ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”, pondera. 

Clientela busca promoção real

Ainda de acordo com o levantamento, 69,5% dos entrevistados pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), por acreditarem que encontrarão descontos maiores. Por outro lado, 30,5% preferem aproveitar as promoções antecipadas.

“Esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar. Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, afirma o economista.

Outro destaque apontado na pesquisa é o comportamento multicanal: 48,8% dos consumidores preferem comprar exclusivamente online, enquanto 40,2% vão utilizar tanto o ambiente físico quanto o digital. “Essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra. Vale ressaltar que 11,0% dos entrevistados ainda preferem comprar exclusivamente em lojas físicas”, explica Silva.

Itens de necessidade e parcelamento 

Os dados também mostram que, dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos mineiros, destacam-se os Supermercados e hipermercados, que lideram com 16,4%, Eletrônicos (14,9%), Vestuário (13,4%) e Farmácia (13,4%). “O fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana”, observa o economista.

Já com relação ao pagamento, o cartão de crédito parcelado é o meio preferido de 53,7% dos entrevistados, o que reforça a importância do crédito como facilitador do consumo. Já 17,1% preferem cartão de crédito à vista, 13,4% o pix, 8,5% o cartão de débito e 7,3% o dinheiro. “Isso evidencia a importância de os lojistas aceitarem formas de pagamento diversas”, afirma Vinícius Carlos.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por