No jogo com o Operário

Miguelito, do América, é suspenso e denunciado pelo MP do Paraná por suspeita de injúria racial

Atacante não poderá atuar até que seja julgado pelo STJD

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/05/2025 às 16:21.Atualizado em 07/05/2025 às 16:36.
Jogador poderá ter uma pena no âmbito esportivo de até 10 jogos, além de pagamento de multa  (Mourão Panda)
Jogador poderá ter uma pena no âmbito esportivo de até 10 jogos, além de pagamento de multa (Mourão Panda)

O atacante boliviano do América, Miguelito, foi denunciado nesta quarta-feira (7) pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) por ofensa racial. O caso teria ocorrido no último domingo (4), durante uma partida válida pela série B do Campeonato Brasileiro contra o Operário.

O MPPR cita na denúncia que “imagens oficiais do jogo demonstram o exato momento em que o denunciado vira o rosto e profere a injúria racial contra a vítima”. No inquérito policial incluído na denúncia, é citado também que “a injúria racial, enquanto forma de exteriorização do racismo, carrega em sua prática especial gravidade, considerando o bem jurídico histórico e globalmente violado que se pretende proteger”.

Miguelito foi acusado pelo atacante Allano, do Operário-PR, de tê-lo chamado de “preto cagão” aos 30 minutos do primeiro tempo, conforme relatou o árbitro  Alisson Sidnei Furtado na súmula após o jogo. No momento, Alisson realizou o protocolo antirracista da Fifa, paralisando o duelo com um sinal de “X” feito com os braços. 

Miguelito ficou detido até a noite de segunda-feira (7) no Paraná, onde prestou depoimento afirmando que não proferiu as palavras ao atacante do Operário. Caso seja condenado, o jogador pode sofrer pena de reclusão por período variando entre dois e cinco anos.

Jogador suspenso

Nessa terça-feira (6), Miguelito já havia recebido uma suspensão preventiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após o presidente do tribunal acatar o pedido da Procuradoria. Com isso, ele está impedido de jogar até que seja julgado, o que ainda não tem data para acontecer.

Caso condenado, Miguelito poderá pegar um gancho de até 10 jogos e pagar uma multa de R$ 100 mil reais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por