Rescisão de Rony, notificações extrajudiciais de Scarpa e cia; entenda o momento conturbado do Galo
Jogadores e ex-funcionário do Atlético cobram salários atrasados, direitos de imagem e FGTS
Às vésperas de uma partida decisiva pela Copa Sul-Americana, a terça-feira (22) foi movimentada - e conturbada - na Cidade do Galo. Um pedido de rescisão contratual do atacante Rony com o Atlético chegou a ser protocolado na Justiça do Trabalho e, em seguida, notificações extrajudiciais de outros atletas, também insatisfeitos, começaram a vir à tona. Até um ex-funcionário exigiu pagamentos pendentes.
Os casos envolvem salários atrasados, direitos de imagem não pagos e pendências com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O clube mineiro enfrenta grave crise financeira, com dívidas que se aproximam de R$ 1 bilhão.
O Hoje em Dia conversou com uma fonte do clube e apurou que, além de Rony, Gustavo Scarpa, Igor Gomes e Júnior Santos formalizaram cobranças extrajudiciais contra o Atlético. Cada jogador entrou com um pedido separado, sem qualquer articulação coletiva entre os atletas. O clube tem dito desconhecer as reivindicações.
Rony foi o único a acionar judicialmente o clube. Scarpa apontou pendências no pagamento de direitos de imagem e premiações. A cobrança foi feita extrajudicialmente há mais de um mês.
O meia Igor Gomes também acionou o clube extrajudicialmente, exigindo o pagamento de uma dívida que não foi especificada. A informação foi publicada inicialmente pela repórter Bianca Molina, da TNT Sports. O jogador teria estabelecido prazo até 24 de julho para o Atlético quitar os valores devidos.
Júnior Santos foi o mais recente a entrar com uma ação extrajudicial contra o clube. A medida foi tomada na terça-feira, 22 de julho, conforme apurou o portal UOL. Assim como nos casos anteriores, os valores e itens cobrados ainda não foram detalhados.
Além dos jogadores, o ex-massagista Belmiro também acionou o Atlético judicialmente. Segundo fonte interna do clube, a ação foi protocolada há mais de um mês e trata de irregularidades ao longo dos 50 anos de serviços prestados. A dívida com Belmiro é considerada milionária.
REVIRAVOLTA
Na noite desta terça, Rony e o Galo chegaram a um acordo. A informação foi dada pelo Chief Sports Officer (CSO) do clube mineiro, Paulo Bracks. O atleta tem vínculo com a equipe até dezembro de 2027.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, o coordenador de futebol admitiu que o dia foi "conturbado" para o time mineiro, mas garantiu que Rony irá retirar a ação na Justiça. "Foi feito um acordo com o staff do atleta. Não tem problema ou litígio. E tudo foi feito de uma maneira muito tranquila e direta", disse o CSO à emissora.
Paulo Bracks negou que o atacante teria se despedido do grupo na tarde desta terça. Sobre as notificações extrajudiciais de outros atletas do elenco alvinegro, como Gustavo Scarpa, o CSO do clube mineiro disse que é algo "corriqueiro, basicamente um e-mail".
Leia mais: