
A vitória sobre o Ceará, somada aos resultados da 30ª rodada, afastaram o Galo da luta contra o rebaixamento e, de quebra, colocaram outros times como alvo. De acordo com o departamento de matemática e estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem apenas 3% de probabilidade de queda.
As porcentagens são atualizadas a cada final de rodada. Nesta, além da chance reduzida, o alvinegro viu outros times entrarem na briga contra a degola. Além do próprio Vozão, o departamento aponta o RB Bragantino, que perdeu para o Vasco entre os cotados. Enquanto o Ceará possui 9.7%, o Massa Bruta surge com 8.5% de probabilidade. Além deles, o Internacional, derrotado pelo Fluminense, aparece com 10.2%.
Segundo o estudo, duas vagas já estariam praticamente definidas. Com 99.95%, o lanterna Sport seria o primeiro virtualmente rebaixado, seguido do Juventude, com 93.8%. Depois aparecem Fortaleza (78.8%), Vitória (57.9%) e Santos (35.4%).
Na próxima rodada haverá o confronto direto entre Santos e Fortaleza. O Atlético vai ao Sul para encarar o Internacional, para afundar ainda mais o Colorado e chegar aos 39 pontos na tabela. O duelo acontecerá no Beira-Rio, às 16h, do domingo (2).
Leia mais