Em grande fase na Série B, Cruzeiro ostenta um feito entre todos os times que disputam o Campeonato Brasileiro. A sequência de cinco vitórias consecutivas é a maior entre as 124 equipes que compõem as quatro divisões nacionais.
Líder da Segunda Divisão, a Raposa vem de triunfos sobre Londrina, Chapecoense, Grêmio, Náutico e Sampaio Corrêa.
A sequência positiva consolidou o time estrelado na liderança da competição, com 19 pontos, três a mais do que o Bahia, segundo colocado.
Quem mais se aproxima da marca da equipe celeste é o Anápolis, que venceu suas quatro últimas partidas pela Série D.
Na Série C, os donos das maiores séries de vitórias são Botafogo-PB e Figueirense, com dois triunfos seguidos.
Já na elite do futebol brasileiro, Palmeiras e Fluminense, também com duas vitórias consecutivas sustentam a melhor sequência.
Futebol ofensivo
Um dos fatores que podem explicar o momento positivo do Cruzeiro é o estilo de jogo proposto pelo técnico Paulo Pezzolano.
Marcação sob pressão, com intensidade, e um futebol mais vertical, objetivo, são alguns dos conceitos defendidos pelo comandante uruguaio, que acredita que esse modelo facilita o entendimento dos atletas.
“Essa é a maneira (futebol ofensivo, marcação pressão) mais fácil que eu acho de chegar até os jogadores. Eu sei que é mais difícil, leva mais tempo, mas o entendimento que eles têm no dia-a-dia e dentro do campo deixam tudo mais fácil. Fico contente que está dando certo. É bom que eles gostem disso. Fazer o trabalho e fazer para o treinador”, disse Pezzolano, entrevista coletiva, após o triunfo sobre o Sampaio Corrêa, no último domingo, no Mineirão.
O Cruzeiro tentará ampliar a série de vitórias nesta sexta-feira (27), quando vai encarar o Criciúma, às 21h30, no estádio Heiberto Hülse, em Santa Catarina, pela nona rodada da Série B.