Gstronomia

Concurso nacional de queijo artesanal está com inscrições abertas

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
11/04/2022 às 19:32.
Atualizado em 11/04/2022 às 20:18

Produtores de queijos artesanais tradicionais (maturação de 30 a 180 dias), com tratamento térmico ou com adições/aromatizados/condimentados podem participar de concurso nacional que está recebendo inscrições até 22 de abril.

O concurso Queijos do Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e permite a inscrição de um produto por categoria. Para ver o regulamento e o passo a passo de como participar, basta acessar o site da CNA.

Após a confirmação da inscrição, as amostras dos queijos devem ser encaminhadas para a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Belo Horizonte (avenida José Cândido da Silveira, 1.647, União). As postagens via Correios ou transportadoras devem ser feitas até o 30 de abril e as entregas presenciais entre 2 e 6 de maio.

Segundo a confederação, a primeira etapa de avaliação dos produtos contará com um júri qualificado, composto por especialistas nacionais sob supervisão de pesquisadores da Epamig.

Entre os critérios de análise dos queijos, destaque para o aspecto global, como a aparência, cor, textura, e sensoriais, como odor, aroma, consistência e sabor.

Os cinco melhores produtos eleitos pelo júri técnico participarão de uma avaliação popular em Brasília. Os vencedores serão definidos pela soma das pontuações nos dois julgamentos, além da terceira etapa, que consiste na avaliação da história dos produtos.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por