Kane Tanaka

Morre no Japão, aos 119 anos, a pessoa mais velha do mundo

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
25/04/2022 às 20:26.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:29
Kane Tanaka gostava de jogar Othello, beber refrigerante e comer chocolate (Instagram / guinnessworldrecords / Reprodução)

Kane Tanaka gostava de jogar Othello, beber refrigerante e comer chocolate (Instagram / guinnessworldrecords / Reprodução)

Jogos de tabuleiro, resolver problemas de Matemática e comer chocolate podem ser a chave para uma vida longa, pelo menos eram hábitos da pessoa mais velha do mundo, que morreu aos 119 anos, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (25).

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903, na região sudoeste de Fukuoka, no Japão – no mesmo ano em que os irmãos americanos Wright voaram pela primeira vez e a cientista francesa Marie Curie se tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel.

Autoridades japonesas confirmaram nesta segunda que ela faleceu em 19 de abril, informa o jornal britânico The Telegraph.

Até recentemente, Tanaka estava relativamente bem de saúde e morava em uma casa de repouso, onde mantinha seus hábitos, incluindo beber refrigerante e comer chocolate.

Quando o livro dos recordes Guinness World Records a reconheceu como a pessoa viva mais velha do mundo, em 2019, ela foi questionada sobre quando ela se sentiu mais feliz na vida. A resposta foi: “Hoje”, cita o periódico britânico.

A rotina diária da longeva senhora japonesa incluía acordar às 6h da manhã e guardar as tardes para estudar Matemática e praticar caligrafia.

‘Um dos passatempos favoritos de Kane é o jogo Othello (ou Reversi) e ela se tornou uma especialista nesse clássico jogo de tabuleiro, muitas vezes derrotando os funcionários das casas de repouso”, disse o Guinness na época do reconhecimento do recorde.

Com a morte de Kane Tanaka, a freira francesa Lucile Randon deve se tornar oficialmente a pessoa viva mais velha do mundo, com 118 anos. E o Guinness considera a também francesa Jeanne Louise Calment como a pessoa mais velha a ter vivido, ao alcançar 122 anos e 164 dias em 1997.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por