
Pouco mais de dez minutos após a liberação oficial autorizada pelo Inep, às 15h30, os primeiros candidatos começaram a deixar o local de prova do Enem, neste domingo (21), na PUC Minas Coração Eucarístico, na região Noroeste de BH. Ainda sem o cartão de provas, os estudantes saíram confiantes com o desempenho no exame.
Gutemberg Lara, de 40 anos, tem o sonho de ser maestro e prestou o Enem para começar a busca pelo sonho. Mesmo saindo cedo, ele diz que fez uma boa prova. "Achei a primeira tranquila, felizmente, caiu tudo o que eu estudei", comentou na saída.
Muito temida pelos estudantes, a redação foi o desafio a mais que os estudantes encararam neste domingo - além das 90 questões objetivas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias -, já que na próxima semana, as provas serão de Ciências da Natureza e Matemática. O tema deste ano foi "Invisibilidade e Registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
"É um tema difícil, mas muito importante no país. Meu foco para a solução foram trabalhos sociais, acho que fiz um bom texto", explicou Gutemberg. Outros candidatos que também deixavam a PUC Minas acompanharam o discurso, afirmando que a calma e o foco foram a grande chave para uma boa prova.
"Não era como um 'bicho de sete cabeças'. Mesmo com a ansiedade, a preparação falou mais alto hoje", concluiu.
Leia mais: