Anglo American registra segundo vazamento em mineroduto em 17 dias em Santo Antônio do Grama

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
29/03/2018 às 21:53.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:05
 (Núcleo de Crimes Ambientais/MPMG/DIVULGAÇÃO)

(Núcleo de Crimes Ambientais/MPMG/DIVULGAÇÃO)

Um novo vazamento no mineroduto da empresa Anglo American foi registrado nesta quinta-feira (29), 17 dias depois do primeiro. Segundo nota publicada pela empresa, o vazamento foi por volta das 18h55, perto da estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama, na região da Zona da Mata. O problema foi na mesma bomba do primeiro acidente, porém, em um ponto diferente.

O vazamento de polpa de minério de ferro durou aproximadamente cinco minutos e foi estancado. Ainda não se sabe se parte da polpa atingiu o rio Santo Antônio, mas o abastecimento não vai ser interrompido como da primeira vez, segundo a assessoria de comunicação, porque a captação foi transferida para o Ribeirão Salgado, logo após o primeiro incidente.

Ainda conforme a assessoria, as operações da empresa estão paralisadas e as autoridades e órgãos competentes já foram avisados. 

O primeiro acidente

O primeiro acidente ocorreu no dia 12 de março. Após o rompimento, 300 toneladas de polpa de minério vazaram e atingiram 7 km do rio Santo Antônio do Gama. A captação de água foi interrompida pela Copasa e a população teve que contar com o auxílio de caminhão pipa. 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar o rompimento. O rompimento motivou ainda ação ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais e o pedido do bloqueio imediato de R$10 milhões da mineradora, com o objetivo de garantir a reparação e indenização por danos sociais e ambientais. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) também avaliam os impactos. 

Segundo a mineradora, o material não possui substâncias químicas ou tóxicas, sendo classificado como resíduo não perigoso. 

Leia a nota na íntegra:

"A Anglo American informa que, por volta das 18h55 de hoje, foi identificado outro vazamento no mineroduto, próximo à estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama (MG). O vazamento de polpa de minério de ferro, material não perigoso, durou aproximadamente cinco minutos e já foi estancado. Não houve feridos. As operações da empresa estão paralisadas. O abastecimento de água em Santo Antônio do Grama não foi impactado, uma vez que agora a captação é feita pelo rio Salgado. As autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente após identificado o vazamento. A empresa está mobilizando todos os esforços para ação imediata de resposta ao incidente e, tão logo tenha mais informações, divulgará à sociedade".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por