BH amplia vacinação contra a Covid-19 para todas as gestantes e puérperas sem comorbidades

Luiz Augusto Barros
@luizaugbarros
21/06/2021 às 16:56.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:13
 ( Reprodução/ Pixabay)

( Reprodução/ Pixabay)

Após o recebimento de nova remessa com 49 mil doses, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (22). Poderão ser imunizadas as gestantes - independentemente do período gestacional - e puérperas sem comorbidades. Além disso, quem ainda não concluiu o esquema vacinal com a CoronaVac poderá receber a segunda dose.

Para receber a aplicação, grávidas e mulheres 45 dias após o parto devem apresentar identidade, comprovante de residência em BH, não ter recebido qualquer vacina nas últimas duas semanas e nem ter testado positivo para o coronavírus nos últimos 30 dias. 

As gestantes também devem mostrar prescrição médica e um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. As puérperas precisam ter em mãos Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito do bebê.

Os locais de vacinação para este público são exclusivos, e os endereços podem ser verificados no portal da PBH (clique aqui). Até então, apenas as belo-Horizontinas no terceiro trimestre gestacional estavam aptas a receber a proteção.

CoronaVac 

Moradores com a segunda dose da CoronaVac pendente, mesmo após a primeira convocatória, receberão o reforço a partir de amanhã. Para a conclusão do esquema vacinal, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os locais de aplicação para este público serão divulgados pela prefeitura. A meta é imunizar 37 mil pessoas com o complemento em atraso.

O horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30, para postos fixos, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente.

Em nota, a Prefeitura de BH disse que esperava ampliar a vacinação por faixa etária e para lactantes. Porém, não será possível por conta do quantitativo disponibilizado ao município. “A Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma nova remessa e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação”, disse no comunicado.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por