Cães e gatos a partir de três meses, gestantes ou não, devem ser imunizados contra a raiva neste sábado (16) em Belo Horizonte. Mais de 250 pontos de vacinação serão distribuídos por todas as regiões da capital. A aplicação será das 8h às 17h. Os locais estão disponíveis aqui.

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães com guia ou coleira, e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte. Depois da injeção, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e recomenda-se mantê-los em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

O objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é manter o controle da doença no município. Em BH, não há registro do vírus em humanos desde 1984; em cães desde 1989 e em gatos desde 1985. 

A estimativa é que sejam cerca de 280 mil animais aptos para serem protegidos. A meta de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde é de 80%.

A doença

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Leia mais:

Cidades de cinco regiões de Minas devem intensificar vacinação contra febre amarela
Veja quem pode se vacinar contra a Covid em BH nesta quarta-feira, qual o horário e o que levar