Cemig dá dicas para evitar acidentes durante tempestades e inundações

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
10/01/2022 às 17:27.
Atualizado em 18/01/2022 às 00:51
 (Reprodução Twitter Wagner dos Santos)

(Reprodução Twitter Wagner dos Santos)

As chuvas constantes que castigam Minas há dias vêm causando inundações em diversas cidades do Estado. Além do risco de infecções pela água contaminada, a população também deve ter cuidado com a rede de energia e possíveis choques nas áreas inundadas.

Em caso de enchente, a Cemig orienta os moradores a desligar os disjuntores e também retirar os equipamentos das tomadas ao deixarem as residências. Para evitar danos aos equipamentos, é aconselhável colocá-los em locais mais altos.

Quando as águas baixrem e for possível retornar para casa, a primeira recomendação da estatal mineira é verificar se a energia está, de fato, desligada. Como a água pode entrar na tubulação elétrica, há risco de choque e danos a aparelhos. A dica é consultar um eletricista para ver se a fiação da residência está intacta.

Fio rompido
Durante chuva forte, se um cabo de energia se romper e cair sobre o veículo, a Cemig alerta que os ocupantes devem permanecer dentro do carro até a chegada do socorro e dos técnicos da empresa, que farão o desligamento da rede elétrica.

O abandono do veículo só é indicado em caso de princípio de incêndio nos pneus ou na lataria. Mas, ao sair do carro, a porta deve ser bem aberta e, ao juntar os dois pés, tentar pular o mais longe possível do automóvel, sem tocar na lataria e no chão ao mesmo tempo.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre a fiação elétrica. Elas podem esconder cabos eletrificados e causar acidentes graves.

Veja outras dicas da Cemig para evitar acidentes envolvendo chuva:

  • Não suba em postes ou estruturas elétricas para se proteger das inundações
  • Nunca toque em aparelhos elétricos com mãos ou pés úmidos
  • Não tente recarregar dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, em locais úmidos
  • Durante tempestades, para fazer ligações, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que não esteja recarregando na tomada
  • Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, pois podem ser atingidos por descargas atmosféricas
  • Jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico

(*) Com Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por