Chuvas deixam BH em risco de deslizamentos de terra até a noite desta terça-feira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
11/10/2021 às 21:14.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:02
 (Foto: Fernando Michel/ Hoje em Dia)

(Foto: Fernando Michel/ Hoje em Dia)

A ocorrência de chuvas nas últimas 48 horas em Belo Horizonte e região metropolitana vem desafiando motoristas e superando marcas. No Noroeste da capital, por exemplo, choveu mais de 30% do esperado para todo o mês de outubro em apenas 11 dias.

Tendo em vista também a previsão de que vai continuar chovendo na metrópole nos próximos dias, a Defesa Civil emitiu alerta de risco geológico moderado na capital até as 23h desta terça-feira (12). Segundo o órgão, o perigo envolve especialmente deslizamentos de terra e desmoronamento de construções.

Para evitar ou minimizar possíveis estragos causados pelas precipitações, o órgão recomenda que os telhados sejam protegidos com calhas e os reservatórios e caixas d'água, cobertos. O comunicado ainda reforça a necessidade de manter encostas e barrancos sem entulho. 

20h43 - Em virtude das chuvas nas últimas 48 horas e sua continuidade, existe a possibilidade de risco geológico moderado em Belo Horizonte até 23h de terça-feira (12). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, deslizamentos e sinais construtivos. pic.twitter.com/L0LP0C9hIG— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) October 11, 2021

Caso seja observado o aparecimento de rachaduras nas paredes, além de água empoçando ou minando e inclinação de postes e árvores, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por