Com novo centro de testagem, BH pode ter até 600 testes diários de Covid a mais

Lucas Sanches*
@sanches_07
26/01/2022 às 13:05.
Atualizado em 30/01/2022 às 01:06
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Com a abertura de mais um ponto de testagem grátis contra a Covid-19, Belo Horizonte pode ter até cerca de 600 testes a mais disponibilizados diariamente à população. A nova unidade na região Norte de BH e começou a funcionar nesta quarta-feira (26).

Com o acréscimo, os exames gratuitos agora são realizados em três universidades e nos 152 Centros de Saúde, nas nove UPAs e nos dois Centros de Doenças Respiratórias (Cedor). Clique aqui e veja os endereços.

Com o aumento do número de testes, a sensação para muitos é de mais tranquilidade e controle sobre os números da doença na capital.

"A gente sabe que tem um surto gripal junto com a Covid-19, e poder fazer o teste nos permite saber de fato qual o diagnóstico e quais medidas de segurança podemos tomar", conta o médico veterinário Davi Nogueira, de 43 anos, que foi ao centro se testar e saiu com resultado negativo.

De acordo com a prefeitura da capital, 113.497 testes de Covid-19 foram realizados até o momento em janeiro. Com mais um posto de atendimento para testagem, a expectativa é otimizar diagnósticos e ter um panorama mais fiel da situação em BH, como explica o gerente da Rede Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde, Mateus Figueiredo Martins.

"Com mais um centro para diagnóstico, vai ser mais rápido saber como está a pandemia em BH, e potencialmente tomar providências a respeito sem prejudicar a população", afirma.

Com o aumento do número de testes, cresceu também o total de casos confirmados na cidade. Os dados da PBH mostram que a taxa de positividade dos testes saiu de 17,7% na primeira semana do mês para 28% na segunda semana e 40% na terceira. Martins explica que esse número ainda é um fator de grande perigo.

"A cada dez testes que fazemos, quatro dão positivo. Isso mostra como a pandemia avançou, e como as pessoas estão mais relaxadas por conta da vacinação. Felizmente, o número de mortes não cresceu na mesma proporção, o que é mais um argumento que fortalece a importância da imunização", conclui.

Agendamento

Quem apresentar quadro gripal e estiver entre o primeiro e o sétimo dia dos primeiros sintomas, pode agendar um horário para o teste por meio do Portal da PBH ou pelo PBH APP.

Após realizar o cadastro no sistema, será liberado o acesso ao agendamento. Basta digitar o CPF e data de nascimento e clicar em "entrar". Após esse processo será possível a marcação, além da escolha de uma data, horário e local para realização do exame.

Após o agendamento o usuário receberá a confirmação por e-mail com o nome da unidade escolhida para a realização do teste.

*Com Lucas Prates

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por