Fechados ao público, restaurantes estimam prejuízos incalculáveis e queda de até 90% nas vendas

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
20/03/2020 às 10:59.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:01
 (Renata Evangelista)

(Renata Evangelista)

Com alvarás cassados para atendimento presencial, restaurantes de Belo Horizonte amargam prejuízos incalculáveis. Funcionando a partir desta sexta-feira (20) apenas como delivery, por determinação da prefeitura, alguns estabelecimentos estimam queda de até 90%. 

É o caso da Clement, loja especializada em pizza, salada e sanduíche que fica na Savassi. “O movimento caiu drasticamente. Estamos abertos porque temos que tentar salvar a casa”, disse o auxiliar de cozinha Aloísio Antônio Bravo, de 50 anos. Como alternativa da falta de público presencial, o estabelecimento fez cadastro em três aplicativos de entrega de comida da cidade.Renata Evangelista

Como alternativa da falta de público presencial, o estabelecimento fez cadastro em três aplicativos de entrega de comida da cidade

Localizado na região Centro-Sul da capital, A Cafeteria foi forçada a dar folga para metade da equipe de 20 funcionários. “Temos 10  trabalhadores em casa e apenas 10 estão aqui na loja. Se eu não abrir, o prejuízo será de 100%”, comentou a gerente do estabelecimento, Lucilene Oliveira França, de 34 anos. 

A determinação de suspender as atividades dos centros comerciais, como medida para conter a transmissão do novo coronavírus, pegou os empresários desprevenidos. “Não temos condições financeiras  paradar férias pros funcionários, por isso eles estão de folga”, disse a gerente. 

Nesta sexta-feira entrou em vigor o decreto do prefeito Alexandre Kalil que determina o fechamento de praticamente todos os estabelecimentos comerciais. Além de bares, restaurantes e lanchonetes, foram afetados casas de shows, boates, danceterias, salões de dança, feiras, exposições, congressos, seminários, shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas, cinemas, teatros, clubes, academias, clínicas de estética, salões de beleza e parques. Renata Evangelista

A suspensão, por tempo indeterminado, não se aplica aos supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais, além de outros serviços de saúde. 

Ajuda 

Isolamento

A decisão drástica de tentar isolar BH tem motivos. No mundo, a Covid-19 já matou mais de 10 mil pessoas. Até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 224 mil pessoas foram infectadas pelo vírus. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por