Funed vai flexibilizar exames e contratar analistas para priorizar testes de Covid

Luiz Augusto Barros
luiz.junior@hojeemdia.com.br
11/12/2020 às 08:44.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:16
 (Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay )

(Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay )

Por conta da alta demanda de análises relacionadas à Covid-19, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) fará uma flexibilização nas rotinas de alguns testes laboratoriais e irá priorizar os de coronavírus. Atualmente, a fundação tem recebido diariamente o dobro de amostras em relação ao que pode processar. A informação foi divulgada pelo órgão nessa quinta-feira (10).

“A Fundação Ezequiel Dias (Funed) informa que nenhum exame deixará de ser feito, apesar do aumento no volume das amostras processadas em virtude da pandemia do novo coronavírus”, afirmou em nota. 

Segundo a Funed, um reforço para as equipes laboratoriais, com a contratação de mais 40 analistas, será providenciado nos próximos dias.

Com capacidade para processar duas mil amostras por dia, a fundação tem recebido cerca de quatro mil solicitações de análise. Por isso, após reunião ao longo da tarde desta quinta, ficou decidido que haverá a priorização das análises das amostras de Covid.

Contudo, os testes de arboviroses, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, e de casos suspeitos dependentes de diagnóstico para tratamento, investigação de óbitos e surtos não serão paralisados.

As demais pesquisas de vigilância epidemiológica também continuarão sendo atendidas, no entanto, seguirão a flexibilização. Os diagnósticos de vigilância sanitária serão repactuados e continuarão a ser realizados.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por