O nível de emergência da barragem Mina Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passou de 3 para 2. A informação foi repassada pela Vallourec, mineradora responsável pela estrutura, na manhã desta segunda-feira (10). 

Por meio de nota, a empresa afirmou que a reclassificação foi autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) após ações implementadas e inspeções realizadas junto aos órgãos competentes. 

“Desde o transbordamento do Dique Lisa, no sábado (8), a Vallourec não poupou esforços para, em conjunto com os órgãos e autoridades competentes, minimizar os transtornos ocorridos e restabelecer a normalidade da situação”, diz a nota. 

Na manhã de sábado, o dique de contenção não suportou o volume de água, transbordou e invadiu a BR-040, deixando uma pessoa ferida e interditando a rodovia, que foi liberada apenas nesta manhã.

Em nota, a ANM informou que a reclassificação foi definida por unanimidade e considerou a estabilidade e controle da situação. “Ressaltamos que devido a melhoria das condições da estrutura e não iminência atual de ruptura, a barragem será classificada como em nível de emergência 2”

Leia mais:
BR-040 é liberada em Nova Lima após quase dois dias de interdição
Moradores da região da mina Pau Branco são retirados de casa
Barragem da mina Pau Branco passa para nível máximo de emergência; Minas tem outras 3 neste estágio