Pandemia em Minas deve ficar ainda mais crítica na primeira quinzena de janeiro

Renata Galdino
rgaldino@hojeemdia.com.br
05/01/2021 às 16:48.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:50
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

A primeira quinzena de janeiro deve ter uma pandemia de Covid-19 ainda mais crítica em Minas Gerais, reflexo das festas de fim de ano. Nas últimas semanas, a taxa de ocupação na terapia intensiva chegou a 70% em sete regiões. Nesta terça-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) voltou a fazer um apelo à população para que mantenha as medidas de prevenção ao novo coronavírus.Maurício Vieira

“Infelizmente, no final do ano, nós vimos muita gente sem máscara. A gente viu relaxamento nos cuidados no que se refere à higiene e, infelizmente, uma série de reuniões e festas. É motivo de situação que acabou por gerar reflexo nas semanas epidemiológicas e exige de cada mineiro uma atenção muito maior”, destacou o secretário-adjunto da SES, Marcelo Cabral, durante entrevista coletiva concedida nesta tarde.

Segundo ele, o resultado das aglomerações e das festas realizadas em dezembro, sem os devidos cuidados, será verificado em até 14 dias após os eventos. Esse é o período de incubação do novo coronavírus e a manifestação dos sintomas. 

Uso de máscaras faciais e o distanciamento social são imprescindíveis, observou Marcelo Cabral. “Enquanto não temos o imunizante, são esses cuidados que efetivamente vão nos proteger. Qualquer esforço será em vão se as pessoas não tomarem esses cuidados, e isso terá reflexo na rede assistencial”, frisou.

Números em Minas

Até o momento, 556.692 pessoas testaram positivo para Covid-19 no Estado, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça pela Secretaria de Saúde. Foram 4.588 casos confirmados nas últimas 24 horas.

No total, 12.083 mineiros perderam a vida para o novo coronavírus nesta pandemia - 20 óbitos a mais em relação ao último balanço, anunciado no dia anterior.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por