Quatro padarias de BH são flagradas durante operação contra 'gatos'

Deborah Almeida
dcosta@hojeemdia.com.br
31/08/2021 às 18:32.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:47
 (Cemig/Divulgação)

(Cemig/Divulgação)

Quatro padarias de Belo Horizonte foram autuadas por furto de energia, mais conhecido como "gato", nesta terça-feira (31). A opera~]ap foi realizada pela Cemig e Polícia Civil. Segundo a companhia, fraudes do tipo dão prejuízo anual de R$ 390 milhões.

A Cemig afirmou que constatou três desvios de energia e encontrou duas irregularidades. Os equipamentos foram retirados e passarão por uma avaliação técnica. Caso os crimes sejam confirmados, os responsáveis deverão pagar o montante de energia que não foi faturado. 

A empresa informou que, somente de janeiro a julho deste ano, já realizou 225 mil inspeções em todo o Estado, e o prejuízo dos ‘gatos’ é pago tanto pela estatal quanto pela sociedade. “É como se fosse um condomínio com dez moradores, e um deles não pagasse corretamente. A taxa ficaria mais alta para os nove que pagam corretamente”, relata Saad do Carmo, engenheiro de Controle da Medição e Perdas da Cemig. 

Segundo ele, o furto de energia tem consequências financeiras e criminais, uma vez que a lei estipula multa e pena de até oito anos de prisão. Além disso, as ligações irregulares têm impactos na rede elétrica, podendo causar interrupções de energia, incêndio e queima de aparelhos. O engenheiro ainda afirma que a operação espera reduzir o prejuízo e conscientizar as pessoas sobre os furtos de energia e suas consequências.

Para reduzir as fraudes, a Cemig passou a utilizar em 2021 um sistema computacional junto ao centro de monitoramento do consumo. A mudança aumentou o índice de acertos de inspeções, que foi de 27% em 2020 para 41% em junho deste ano. 

A população pode colaborar com o combate às fraudes energéticas, denunciando pelo número 116 ou no site.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por