Teste de Covid não será mais obrigatório em eventos em BH para quem completou esquema vacinal

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeemdia.com.br
14/10/2021 às 17:20.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:03
 (Fernando Miguel)

(Fernando Miguel)

Pessoas com o esquema vacinal completo não precisarão mais apresentar testes de Covid-19 para participar de eventos e jogos de futebol em Belo Horizonte. A informação foi divulgada pelo líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Léo Burguês (PSL), nesta quinta-feira (14), por meio do perfil dele no Twitter.

A assessoria da prefeitura confirmou que a decisão será anunciada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (15).

Em contato com a reportagem, Léo Burguês confirmou que a decisão foi tomada em reunião envolvendo as secretarias do município e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da metrópole. Dentre as medidas aprovadas, está o aumento da capacidade admitida nos estádios, que passará a ser de 40% da lotação total. 

Estou saindo agora de uma reunião com o Prefeito @alexandrekalil na qual ficou definida a desobrigação dos testes de COVID nos eventos e nos jogos de futebol para quem já tomou as duas doses ou a dose única da vacina.— Léo Burguês (@LeoBurgues) October 14, 2021

 Cenário de flexibilização

O infectologista Unaí Tupinambás, membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, afirma que as medidas de flexibilização em grandes eventos foram tomadas após a avaliação positiva do impacto dos primeiros jogos com público na cidade nos números de contágio registrados.

De acordo com o médico, as duas doses da vacina reduzem comprovadamente a taxa de transmissão do coronavírus, o que justifica a desobrigação do teste. Quem ainda não está com o esquema vacinal completo, no entanto, seguirá precisando de apresentar o resultado negativo para ingressar nos eventos.

As novas medidas não são irreversíveis e estão sujeitas a manutenção das estatísticas da cidade. “Seguiremos monitorando os indicadores, se os números voltarem a subir, a gente pode voltar tudo”, afirma Tupinambás, que destaca que o uso de máscara ainda é necessário e importante para evitar o contágio. 

Carnaval

De acordo com Léo Burguês, o próximo passo na flexibilização das regras de distanciamento é organizar o Carnaval de 2022. O vereador fez reunião com blocos da cidade nesta quinta-feira para montar um programa de planejamento e levá-lo para discussão na prefeitura.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por