Apenas 10 anos

'Alegre e carinhosa': saiba quem era Bárbara Vitória, assassinada após sair de casa para comprar pão

Raissa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
03/08/2022 às 13:07.
Atualizado em 03/08/2022 às 13:22
Bárbara Victória foi morta aos 10 anos  (Arquivo Pesoal)

Bárbara Victória foi morta aos 10 anos (Arquivo Pesoal)

Uma criança carinhosa e comunicativa. É assim que familiares e amigos lembram da pequena Bárbara Vitória. A menina de 10 anos desapareceu ao sair para comprar pães no domingo (31) e foi encontrada morta em um matagal na terça-feira (2).

A trágica morte chocou moradores do bairro Mantiqueira, na região Norte de BH. Na manhã desta quarta-feira (3), familiares e amigos foram unânimes ao descreverem Bárbara como uma criança alegre e carinhosa. 

“Ela era alegre demais. Bem desenvolta, bem comunicativa. Muito alegre, amiga da minha filha. Ficava na minha casa, brincava com minha filha”, conta Leonardo Rodrigo da Silva, amigo do pai e padrinho da irmã mais nova de Bárbara. 

Declaração semelhante é dada por Josiane de Souza, amiga da família e madrinha do irmão da menina.

“Ela era um doce, um anjo na terra. [Tinha muito contato com ela] quando não era físico era por telefone”, afirma. 

Josiane conta que Bárbara passou o fim de semana em sua casa brincando.

“Ela passou o final de semana na minha casa e foi embora no domingo, por volta das 13h. Brincou, falou que amava a gente, que estava muito feliz, pediu pra eu levar ela num jogo do Atlético, fez desenho, um final de semana tranquilo que ela passou”, conta. 

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

O pai da criança, Rogério Rodrigues, afirma que sempre vai lembrar dela sorrindo. “Ela falou ‘pai eu te amo’ no domingo”, disse emocionado. 

Bárbara Vitória será enterrada nesta quarta-feira no Cemitério da Paz (Reprodução / Redes sociais)

Bárbara Vitória será enterrada nesta quarta-feira no Cemitério da Paz (Reprodução / Redes sociais)

Quem era Bárbara Vitória ?

Bárbara foi aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Mantiqueira. Logo que a morte da garota foi confirmada, a unidade emitiu uma nota de pesar pela morte precoce da criança. “Obrigada por trazer alegria durante o tempo e momento que esteve aqui na EMEI”, diz trecho do comunicado. 

Atualmente, Bárbara Vitória estudava na Escola Municipal Armando Ziller, bem próximo à casa dela. A escola suspendeu as aulas na terça-feira (2) e uma passeata em homenagem à vítima foi realizada na manhã desta quarta (3). 

A menina morava no bairro Mantiqueira em uma casa humilde com a mãe, Luciene do Nascimento, o pai, Rogério, um irmão mais novo de 1 ano, uma irmã, de 3, e um irmão mais velho, de 15 anos. 

O vizinho, Paulo Pereira Sandes, diz que a família é de pessoas batalhadoras. “Família sofredora. A mãe tem seus defeitos, mas é uma pessoa batalhadora. Pouca estrutura, mas lutavam muito. Agora a polícia precisa investigar, estamos indignados e cobramos por justiça”, cobra.

Buscas 

Bárbara foi encontrada morta na manhã de terça-feira (2) atrás do gol de um campo de futebol no bairro Pedra Branca, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.

Conforme declaração de óbito emitida pelo Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi asfixia. Ainda no local, a Polícia Militar disse que ela apresentava sinais de estrangulamento. 

O corpo foi encontrado ainda com a camisa do Atlético, a mesma que ela usava no dia do desaparecimento. Ela estava sem o short. A PC vai investigar se ela foi vítima de violência sexual.

(Valéria Marques)

(Valéria Marques)

Desaparecimento 

A menina estava desaparecida desde domingo (31), quando saiu de casa, no bairro Mantiqueira, região norte de BH, para comprar pão, por volta das 17h30.

No dia seguinte, imagens que circularam nas redes sociais mostravam que a menina chegou ao estabelecimento, comprou os pães e deixou o local às 17h46. Às 17h53, ela aparece caminhando ao lado de um suspeito, que usa blusa e calça pretas. Às 17h55, outra câmera registrou a menina descendo uma rua correndo.

O último registro da vítima foi feito às 18h23, quando ela apareceu correndo em frente a um comércio.

Bárbara foi encontrada morta nesta terça (2) a 500 metros da casa onde morava.

A Polícia Civil investiga o caso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por