Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

PREÇO ALTO

“Alto valor agregado” diz delegado sobre roubos de cargas de café

Criminosos têm se organizado para cometer os atos

Daniel Maia
Do Hoje em Dia
Publicado em 29/07/2025 às 13:56.

O roubo de café tem chamado a atenção das autoridades em Minas Gerais. Com a alta do preço dos grãos, criminosos têm se organizado para furtar e roubar grandes quantidades do produto, 

Nesta terça-feira (29), a Polícia Civil e Minas Gerais (PCMG).divulgou detalhes sobre a prisão de três suspeitos de envolvimento no roubo de 120 toneladas de café em uma fazenda localizada em Várzea da Palma, no Norte de Minas. O crime ocorreu no dia 22 de julho. De acordo com a PCMG, a carga está avaliada em cerca de R$ 4 milhões. Do total, 50 toneladas foram recuperadas.

O grupo criminoso usou fuzis, drones e rádios comunicadores para invadir a propriedade rural e fez oito funcionários reféns. Ainda conforme as investigações, a Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 1,3 milhão em contas bancárias ligadas aos suspeitos.

Em outra caso recente, no dia 25 de julho, quatro pessoas foram presas em flagrante em Varginha, no Sul de Minas, por furto e receptação de café. Durante a operação, 4,4 toneladas do grão sem nota fiscal foram apreendidas. A ação faz parte de um inquérito que apura crimes contra empresários do setor cafeeiro da região.

Durante as apurações, os investigadores passaram a monitorar funcionários de uma empresa suspeita de desviar amostras do produto. Dois homens foram flagrados colocando uma saca de aproximadamente 60 quilos no porta-malas de um veículo.

Já em 1º de julho, duas carretas, duas caminhonetes e diversos insumos agrícolas foram apreendidos nos municípios de Rio Paranaíba e Campos Altos, no Alto Paranaíba. A ação investiga o roubo de sacas de café no interior do estado. Na ocasião, quatro mandados de prisão foram cumpridos em cidades do Alto Paranaíba, da região Centro-Oeste e do interior de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, operações como essas têm sido fundamentais para a conclusão dos inquéritos e fazem parte do projeto Campo Seguro, que visa reforçar o combate à criminalidade no meio rural.

“A PCMG está com o projeto denominado Campo Seguro, e estamos intensificando o combate às ações de criminosos que têm praticado crimes no meio rural. Temos realizado diversas operações, inclusive no interior do estado, especialmente nas regiões do Triângulo e do Sul de Minas”.

De acordo com o delegado João Victor Leite, o alto valor de mercado do café é um dos principais atrativos para os criminosos.

“O café hoje possui um alto valor agregado em razão do valor expressivo de mercado, disse o delegado.”

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por