
Com o lançamento oficial da área de escape no Anel Rodoviário, no km 541, entre a BR-040 e o trevo do Betânia, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (2), o chefe da Superintendência de Desenvolvimento da cidade reforçou sobre a importância do apoio dos motoristas para que os acidente na via diminuam.
“Não adianta a gente fazer toda essa estrutura se os motoristas continuarem descendo o Anel Rodoviário em alta velocidade e pela pista do meio e da esquerda”, disse o superintendente Henrique Castilho.
“Não é só uma área de escape que vai resolver o problema. Os caminhões e veículos pesados têm que transitar na pista da direita e em baixa velocidade. Nós temos que entender que os graves acidentes no país acontecem ou porque o motorista dormiu ao volante, ou porque estava em alta velocidade ou porque o veículo está sem manutenção”, finalizou o superintendente de desenvolvimento de BH.
Segurança
O dispositivo, próximo ao acesso ao bairro Buritis, é um recurso de segurança adotado em trechos de longa distância com o objetivo de reduzir os acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos.
Nessa segunda-feira (1) o engenheiro civil Silvestre de Andrade Puty Filho, mestre de transportes, explicou que o dispositivo é uma “boa alternativa”, embora não seja uma “solução” para os recorrentes acidentes no trecho. “Não existe bala de prata nessas questões”, pontua.
O especialista também reforça a necessidade da conscientização dos motoristas, que devem respeitar as leis de trânsito e sempre transitarem ao lado direito da pista, para facilitar a manobra, em caso de emergência.
Fiscalização
A área de escape será administrada pela BHTrans e pela Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte, mesmo estando em um trecho da rodovia administrado por uma empresa particular. De acordo com o superintendente da Sumob, André Dantas, o local está sendo monitorado pelas câmeras do olho vivo e conta com a participação do centro de operações da prefeitura.