Lançamento oficial

Área de escape no Anel Rodoviário só vai funcionar se motorista respeitar leis de trânsito, diz PBH

Clara Mariz
@clara_mariz
02/08/2022 às 11:49.
Atualizado em 02/08/2022 às 12:00
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Com o lançamento oficial da área de escape no Anel Rodoviário, no km 541, entre a BR-040 e o trevo do Betânia, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (2), o chefe da Superintendência de Desenvolvimento da cidade reforçou sobre a importância do apoio dos motoristas para que os acidente na via diminuam. 

“Não adianta a gente fazer toda essa estrutura se os motoristas continuarem descendo o Anel Rodoviário em alta velocidade e pela pista do meio e da esquerda”, disse o superintendente Henrique Castilho.  

“Não é só uma área de escape que vai resolver o problema. Os caminhões e veículos pesados têm que transitar na pista da direita e em baixa velocidade. Nós temos que entender que os graves acidentes no país acontecem ou porque o motorista dormiu ao volante, ou porque estava em alta velocidade ou porque o veículo está sem manutenção”, finalizou o superintendente de desenvolvimento de BH.

Segurança

O dispositivo, próximo ao acesso ao bairro Buritis, é um recurso de segurança adotado em trechos de longa distância com o objetivo de reduzir os acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. 

Nessa segunda-feira (1) o engenheiro civil Silvestre de Andrade Puty Filho, mestre de transportes, explicou que o dispositivo é uma “boa alternativa”, embora não seja uma “solução” para os recorrentes acidentes no trecho. “Não existe bala de prata nessas questões”, pontua.

O especialista também reforça a necessidade da conscientização dos motoristas, que devem respeitar as leis de trânsito e sempre transitarem ao lado direito da pista, para facilitar a manobra, em caso de emergência. 

Área de escape conta com caixa de concreto, com 100 m de comprimento, e camadas de argila expansiva (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Área de escape conta com caixa de concreto, com 100 m de comprimento, e camadas de argila expansiva (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Fiscalização 

A área de escape será administrada pela BHTrans e pela Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte, mesmo estando em um trecho da rodovia administrado por uma empresa particular. De acordo com o superintendente da Sumob, André Dantas, o local está sendo monitorado pelas câmeras do olho vivo e conta com a participação do centro de operações da prefeitura.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por