
Com temperatura mínima de 7,1°C, Belo Horizonte registrou nesta quarta-feira (21) a manhã mais fria do inverno deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a medição foi feita por volta das 7h, na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da cidade.
De acordo com o Inmet, a menor sensação térmica foi de -13,3%, entre 5h e 6h de hoje (entenda conceito). Ao longo do dia, as temperaturas não passam dos 22°C.
A previsão meteorológica indica que a umidade relativa do ar deve ficar em 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50 e 60%.
As baixas temperaturas que atingem a capital mineira ocorrem devido ao avanço de uma massa de ar frio na região Sudeste do país, que aumenta a incidência de fortes ventos.
No entanto, nesta quinta (1º), a massa de ar começa a perder força e reflete no aumento das temperaturas máximas, que ficam em torno de 24°C. No início da manhã, o tempo segue gelado, com mínima de 7°C.
Já na sexta (2), os termômetros giram em torno de 8°C a 24°C. No fim de semana, com a passagem da massa de ar frio, as temperaturas seguem em elevação, e a capital pode ter máxima de 30°C no domingo. Não há previsão de chuva para os próximos dias.
Recorde
Em 19 de maio, Belo Horizonte bateu recorde de frio e registrou a temperatura mais baixa do ano. Os termômetros marcaram 4,4ºC entre 6h e 7h daquele dia, na Estação Cercadinho, na Região Oeste.
Essa é a menor temperatura registrada na capital nos últimos 43 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a segunda menor desde o início da série histórica, em 1961. A menor já marcada foi 3,1ºC, em 1º de junho de 1979.
Minas
Em Minas, nesta quarta-feira (31), os termômetros marcaram 0,7°C em Monte Verde, na região Sul. Já o Triângulo Mineiro e no Norte deve registrar a maior máxima, com 32°C.