Um dia após o prefeito Fuad Noman afirmar que as melhorias no transporte público só começariam na próxima segunda-feira (10), o Executivo Municipal anunciou a ampliação das viagens em Belo Horizonte a partir deste sábado (8).
Na tentativa de reduzir o tempo de espera dos passageiros e a lotação nos ônibus, 155 novas viagens, em 104 linhas, serão oferecidas. No mesmo dia, a tarifa volta a custar R$ 4,50, após o acordo entre a PBH e a Câmara Municipal para o repasse de quase meio bilhão de reais às empresas.
Na segunda-feira (10), 185 viagens serão acrescidas em 62 linhas. Em algumas, o aumento pode chegar a 22 novos deslocamentos, especialmente nos horários de pico da manhã e tarde, segundo a prefeitura.
Dentre os exemplos estão a linha 8207, que faz o percurso Maria Goretti até o Conjunto Estrela Dalva, que terá mais 17 viagens diárias. Na linha 8350 (Estação São Gabriel/Estação Barreiro) serão 16 novas viagens.
De acordo com a PBH, as medidas são as primeiras após a ajuda financeira dada às concessionárias.
O novo quadro de horários dos ônibus poderá ser acessado on-line a partir deste sábado.
Mais melhorias
Até o final deste ano, as empresas terão que fazer um incremento de 10% nas viagens, saltando das atuais 21.700 para 23.870. Haverá ainda mais alterações em linhas e mudanças em quadro de horários, itinerário ou criação de novas linhas. Além disso, 420 novos veículos serão inseridos na frota até o final do ano.