Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

Sintonia

Bituca, Beto Guedes, Samuel Rosa, Elis Regina e outros: relembre parcerias de sucesso de Lô Borges

Cantor e compositor mineiro será velado nesta terça-feira (4) no Palácio das Artes

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 03/11/2025 às 13:04.Atualizado em 03/11/2025 às 13:24.

Considerado um dos gênios da Música Popular Brasileira (MPB), Lô Borges, que morreu aos 73 anos no domingo (2), teve uma carreira marcada por grandes parcerias. Uma das primeiras e mais marcantes foi com Milton Nascimento. Lô e Bituca estiveram no projeto “Clube da Esquina”, marco da cultura brasileira.

Ambos se conheceram nos anos 60, quando moravam no prédio Levy, no Centro de BH. De lá pra cá, formaram parcerias e criaram um movimento cultural que reuniu toda uma geração de músicos mineiros, que se reuniam no cruzamento da rua Divinópolis com a Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, Leste da capital. 

A interação entre amigos, bares e música, combinada com o aprendizado teórico da Bossa Nova e a inspiração nos Beatles, moldou o estilo que mais tarde o levaria ao projeto "Clube da Esquina". Assinado por Milton e Lô, o álbum, lançado em 1972, é uma referência da MPB e considerado um dos melhores discos da história.

Márcio Borges 

Irmão mais velho de Lô, Márcio Borges também foi um dos parceiros marcantes. Ele fez parte do Clube da Esquina e compôs a música homônima com o irmão e Milton Nascimento. 

Márcio e Lô compuseram diversas músicas em conjunto, como "Trem de doido", "Estrelas" ,"Um girassol da cor de seu cabelo", "Para Lennon e McCartney", (com Fernando Brant e Ronaldo Bastos), "Quem sabe isso quer dizer amor" e "Equatorial" (com Beto Guedes). 

Beto Guedes 

Membro do Clube da Esquina, Beto Guedes também compôs e tocou ao lado de Lô. Desde 2023, os artistas, junto de Flávio Venturini, se apresentaram pelo Brasil no projeto “50 anos de música de Minas”. 

Elis Regina 

Elis Regina e Lô Borges colaboraram em diversas canções, sendo as mais famosas "O Trem Azul" e "Vento de Maio", que também contou com a participação de Márcio Borges e Telo Borges. A cantora também teve participação no álbum “Clube da Esquina II” e interpretou sucessos do compositor mineiro como “Para Lennon e McCartney” e “Outro Cais”.

Samuel Rosa

Uma das parcerias mais recentes de Lô Borges foi a com Samuel Rosa, do Skank. Os dois chegaram a gravar juntos em 2015, "Samuel Rosa & Lô Borges: Ao Vivo no Cine Theatro Brasil", com duas músicas inéditas. Entre as canções estão "Dois rios" (composta pelos dois e Nando Reis) e "Dínamo" (em que dividem os vocais).

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por