O primeiro dia de aula na UFMG, que inicia o ano letivo nesta segunda (28) com aulas totalmente presenciais, será marcado por novidade em dobro para os calouros. Além de ser um dia especial para quem está começando a faculdade, é também um dos primeiros contatos com a vida universitária presencial em meio à pandemia da Covid-19.
Quem está começando agora já está atento para as medidas sanitárias contra a Covid e lembra que a pandemia ainda não acabou.
"Conversei com pessoas que já estavam no curso, e elas também estão um pouco perdidas sobre como vão ser as coisas agora. É bom já ter o contato com os veteranos, e essa é a primeira expectativa que temos, pelo contato com eles", explica Thais Araujo, de 18 anos, que começa o curso de nutrição nesta segunda-feira (28).
Ela conta que ainda é estranho ver tantas pessoas, mas pelo que já viu e ouviu, confia que o retorno é adequado e vai ser benéfico para todos.
"Não tem como ficar 100% confortável, acho que muita gente vai estranhar no primeiro momento, mas é uma questão de tempo e respeito pra todo mundo se acostumar", completa.
Maiara de Oliveira, de 18 anos, é caloura de biblioteconomia, e veio junto com a amiga Thais para o primeiro dia na UFMG. Além da expectativa positiva, ela pontua que o contato mais próximo entre as pessoas vai ser o diferencial para que a vida "volte ao normal".
"Acho que estamos num momento melhor da pandemia, e o ensino presencial é muito melhor porque temos o professor em sala, a comunicação com os colegas, isso ajuda a entende muito mais o conteúdo.Pelo que vi até agora, todo mundo tá usando máscara, se distanciando, sem grandes grupos juntos, e isso já dá uma tranquilidade", conta.