
Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), oficializou a criação da categoria Táxi Premium, novo serviço de transporte, estabelecido pelo Decreto nº 1.701 e será ofertado com o mesmo valor de tarifa do táxi convencional, mantendo o controle tarifário público.
O diferencial do Táxi Premium está nas exigências para os veículos, que buscam elevar a qualidade da frota. A prefeita Marília Campos disse que o serviço oferecerá um carro "mais bonito, com mais conforto e ainda com o mesmo preço".
Qualidades e requisitos dos veículos
Para circular como Táxi Premium, os carros deverão atender a uma série de requisitos que garantem um padrão superior de experiência e segurança.
O modelo precisa ter cor preta obrigatória e no máximo cinco anos de fabricação. O desempenho é uma exigência, com motor de potência mínima de 125 cavalos (ou 120 cv combinados para modelos híbridos).
No quesito conforto, os carros devem ter ar-condicionado original de fábrica e vidros elétricos nas quatro portas. Para viagens mais práticas, o porta-malas deve ter capacidade mínima de 400 litros.
A tecnologia e a segurança também são prioridades. Os táxis premium devem ser equipados com Airbags duplos, freio ABS, e oferecer tomadas USB acessíveis a todos os assentos para que os passageiros possam carregar seus dispositivos. O controle do serviço é reforçado com a exigência de mapa digital de ruas com monitoramento em tempo real.
O Táxi Premium será um serviço prestado mediante permissão da TransCon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem).