Meio Ambiente

Conselho Estadual de Política Ambiental autoriza ampliação de mina da CSN em Congonhas

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
16/05/2022 às 17:41.
Atualizado em 16/05/2022 às 17:55
 (Divulgação: CSN Mineração Congonhas)

(Divulgação: CSN Mineração Congonhas)

O Governo de Minas autorizou a expansão de uma planta de beneficiamento da CSN Mineração, na mina Casa de Pedra, em Congonhas, região Central do Estado. A permissão foi concedida em uma reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

O pedido feito pela empresa inclui expansão da capacidade instalada de uma planta de beneficiamento de minério, na mina de Congonhas, visando o aproveitamento dos “itabiritos pobres” (tipo de minério).

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), que coordena as ações do Copam, argumenta que não se trata de uma ampliação da área, mas da instalação de equipamentos e otimização de processo que poderão, inclusive, reduzir a área ocupada pela empresa.

Segundo a Semad, a empresa já realizava a mineração de "itabirito pobre", mas não tinha capacidade para fazer o processamento do material. Por isso, o minério estava sendo mantido estocado e ocupando uma área muito grande.

"O processo foi otimizado para que houvesse uma redução na intervenção sobre a vegetação, sem aumento dos impactos ambientais avaliados na licença original de 2020", disse a CSN no pedido ao Copam.

Na mesma reunião, realizada em 25 de março, foi autorizada a expansão das atividades da mineradora Samarco, em Mariana, região Central de Minas, onde ocorreu um desastre ambiental com o rompimento da barragem de rejeitos, em novembro de 2015, matando 19 pessoas.

A reportagem entrou em contato com a empresa CSN Mineração e questionou sobre possíveis impactos e medidas ambientais adotadas pela empresa, mas ainda não recebeu retorno.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por