Entenda

Samarco recebe autorização para ampliar complexo minerário onde ficava a barragem de Fundão

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/05/2022 às 10:17.
 (Reprodução/Samarco)

(Reprodução/Samarco)

A mineradora Samarco recebeu autorização do governo de Minas Gerais para ampliar a atividade no Complexo Minerário Germano, localizado entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. A informação foi confirmada pela empresa na manhã desta segunda-feira (16). 

No local funcionava a barragem de Fundão, que se rompeu em novembro de 2015, matando 19 pessoas. 

A licença, concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), foi obtida em março deste ano e autoriza que a mineradora atue em 34 hectares de Mata Atlântica, dos quais 11 estão em Área de Preservação Permanente (APP).

“O pedido foi feito para atender o atual momento da empresa, que opera com 26% da sua capacidade produtiva, e não para a retomada total das atividades”, informou a Samarco por meio de nota. 

O comunicado diz, ainda, que as compensações florestais pela supressão da área estão sendo realizadas “conforme a legislação, com a preservação de 128 hectares, que representam mais de três vezes do local”, conclui. 

O Hoje em Dia questionou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) sobre a autorização, mas ainda aguarda retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por