
Após sobrevoar a área atingida pela enxurrada de lama que vazou da Mina do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de calamidade pública no município. O documento foi assinado neste sábado (26) e enviado para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O decreto é específico para a cidade de Brumadinho e tem como principal objetivo facilitar os repasses de recursos por parte da União. Autorizado e liberado pelo Governo Federal, o dinheiro deverá ser usado exclusivamente para reerguer a cidade e ajudar as vítimas.
Nesta manhã, Zema e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobrevoaram a área onde ocorreu o rompimento da barragem da Vale. Até o momento, 39 corpos foram retirados da lama. Além dos recursos da situação de calamidade, Bolsonaro estuda outras formas de ajudar o município, como liberar saques do FGTS para as vítimas e oferecer Bolsa Família para os afetados.
Tragédia
No início da tarde de sexta-feira (25), a Mina do Feijão, que fica em Brumadinho, se rompeu e despejou aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro na cidade. A catástrofe, que pode tornar-se a maior do Brasil, deixou aproximadamente 350 desaparecidos.