A capital mineira receberá a primeira edição da Maratona Oficial de BH em 17 de maio de 2026, mas as inscrições para a corrida de 42km já começam este ano: 7 de setembro, limitadas a 7,5 mil participantes. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (7), durante o lançamento oficial da prova.
Com largada no Complexo Esportivo do Vale do Jatobá, no Barreiro, e chegada na Praça da Estação, no Centro, o trajeto passará por vias próximas aos córregos Jatobá e Arrudas, o que garante um percurso com mais descidas que subidas, ficando mais rápido, segundo os organizadores da corrida.
A rota completa, no entanto, ainda será definida pela BHTrans, que avalia quatro opções. Todas têm o trecho inicial em comum: saem da avenida Senador Levindo Coelho, passando pela Tereza Cristina.
Duas das possibilidades de trajetos pretendem transformar a corrida também em um percurso turístico por BH. Os participantes passarão por pontos conhecidos como cartões-postais, como o Mercado Central, a Praça 7, a Rua Sapucaí e o Viaduto Santa Tereza.
Para Lucas Condurú Davis, organizador da maratona, a escolha por iniciar o percurso no Barreiro tem o objetivo de descentralizar as corridas na cidade e enaltecer a identidade cultural de Belo Horizonte.
"A ideia é homenagear uma das regionais mais tradicionais da cidade, convidando os belo-horizontinos que ainda não a conhecem, por ser longe do Centro, a visitar o Barreiro’’.
* Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais