GRATUITO

Documentário mostra rotina de apanhadores de flores em Minas; filme está disponível na internet

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
21/09/2022 às 23:09.
Atualizado em 21/09/2022 às 23:11
Documentário Serra Nossa, Sempre Viva: protocolos de consulta das apanhadoras de flores (João Roberto Ripper)

Documentário Serra Nossa, Sempre Viva: protocolos de consulta das apanhadoras de flores (João Roberto Ripper)

Acaba de ser lançado o documentário Serra Nossa, Sempre Viva: protocolos de consulta das apanhadoras de flores, que mostra a relação das comunidades com a Serra do Espinhaço, a construção de protocolos de consulta prévia e suas lutas pela permanência e proteção dos territórios tradicionais. 

O filme tem 37 minutos de duração e está disponível de forma gratuita neste link. O documentário foi realizado pela Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex) e pela Terra de Direitos, organização de Direitos Humanos.

O documentário também registra a última Festa da Panha realizada pelas comunidades, em 2019, antes da pandemia. O festival comunitário era realizado todos os anos para celebração da colheita feita pelas apanhadoras e apanhadores. 

O filme mostra ainda que muitas dessas comunidades têm sofrido com problemas como grilagem, mineração, estudos indevidos e políticas públicas não executadas. 

No ano em que o documentário captou esse momento, a festa teve um caráter ainda mais especial por ter sido o momento do lançamento dos protocolos de consulta das comunidades. 

Para a apanhadora de flores da comunidade quilombola Mata dos Crioulos, Jovita Correia, que é retratada no documentário, é um momento de "muita alegria ver tantas conquistas feitas pelo nosso povo nestes últimos anos.”

“Quando vi esse documentário, eu lembrei de toda nossa história de força e labuta para garantir nossos direitos. Foi um trabalho muito emocionante", disse. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por