Sem multa

Em testes, radares de velocidade média na BR-040 flagram 300 veículos acima do limite permitido

Nova tecnologia busca conscientizar motoristas a manter velocidade regular na rodovia

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/11/2025 às 19:12.Atualizado em 12/11/2025 às 19:46.
Radar de velocidade média instalado em fase educativa na BR-040, em Nova Lima, calcula o tempo entre dois pontos para orientar motoristas a manter velocidade constante (Divulgação/EPR Via Mineira)
Radar de velocidade média instalado em fase educativa na BR-040, em Nova Lima, calcula o tempo entre dois pontos para orientar motoristas a manter velocidade constante (Divulgação/EPR Via Mineira)

A EPR Via Mineira iniciou testes dos dois primeiros radares de velocidade média na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Os equipamentos ficam na altura dos quilômetros 545 e 551, em Nova Lima. Os equipamentos já estão em funcionamento desde outubro, mas operam exclusivamente em caráter educativo - ou seja, não há aplicação de multas. Nos primeiros dez dias de testes, mais de 300 veículos foram flagrados acima do limite permitido.

A ideia é orientar motoristas a manterem uma condução constante, dentro do limite de 100 km/h, em um trecho considerado estratégico por registrar alto índice de acidentes.

O sistema calcula a velocidade média percorrida entre os dois pontos distantes cerca de 6 km. Se o tempo for inferior a 3 minutos e seis segundos, significa que o motorista ultrapassou o limite permitido. Segundo o gerente de Tecnologia da EPR Via Mineira, Rodrigo Araújo, o modelo estimula comportamento seguro ao longo de todo o trajeto, e não apenas diante do radar.

“O usuário vê o radar convencional e freia. Aqui, não: ele precisa manter uma constância na velocidade durante todo o trecho para se manter dentro do limite”, explica. Ele reforça que a proposta é justamente conscientizar quem passa pelo local, mostrando a importância de respeitar o limite da via para evitar acidentes e salvar vidas.

Araújo destaca que os equipamentos fazem parte de um universo de oito novos radares instalados pela concessionária, mas apenas os dois em Nova Lima foram selecionados para o teste por cumprirem requisitos técnicos como baixa alças de acessos e saídas, garantindo leitura precisa da placa nos dois pontos.

A fase educativa começou a operar em 11 de outubro e não tem prazo para terminar. Até 21 de outubro, foram registrados 306 veículos acima da velocidade máxima permitida, com média de 105 km/h. 

A continuidade do monitoramento sem autuação deve ser usada como ferramenta de comunicação dentro do Programa Conviver, voltado a comportamentos seguros no trânsito. “Estamos muito preocupados em disseminar a conduta correta na direção. A mudança de comportamento é essencial para reduzir acidentes”, afirma.

Como o sistema ainda não é regulamentado pelo Inmetro nem pela legislação federal, não há exigência de sinalização específica informando “velocidade média”. O trecho, porém, possui toda a sinalização obrigatória do limite de velocidade e das placas que antecedem o radar convencional.

A expectativa da EPR Via Mineira é que a nova tecnologia ajude a reduzir ocorrências graves no ponto escolhido. Resultados mensuráveis ainda não foram consolidados, por ser um período de testes. A concessionária informou que, quando houver série histórica suficiente, os dados serão divulgados. 

Sobre o futuro, Araújo avalia que os radares de velocidade média não substituem totalmente os fixos, mas podem operar de forma complementar. “Acredito que vão trabalhar de forma híbrida. Ambas as funções são importantes”, diz.

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por